BULLET SOLUTIONS, CIICESI E CETS REFORÇAM A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL

A Bullet Solutions – Sistemas de Informação, S.A. e o CIICESI (Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras), em parceria com o CETS (Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa), iniciaram recentemente um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico que promete contribuir para a redução de desperdício na Indústria.

Esta perspetiva inovadora consiste na idealização e construção de um software que irá permitir a otimização da compra de matérias-primas e do consumo de materiais garantindo uma maior rentabilidade empresarial.

O desenvolvimento deste projeto teve como ponto de partida a necessidade emergente em dotar as empresas portuguesas de um maior índice competitivo, relativamente a outros mercados que oferecem condições mais favoráveis, nomeadamente mão-de-obra mais barata, maior estabilidade económica ou melhor posicionamento empresarial.

As empresas que operam nessas condições têm claramente maior margem de erro, pelo que é sabido que a indústria nacional se deve destacar pelo aproveitamento de recursos e eliminação de desperdícios, bem como pela rápida adaptação e resposta à adversidade em tempo real, de forma a contribuir para uma produção eficiente. Só desta forma será possível concorrer num mercado globalizado e a Bullet Solutions, expert em otimização desde a sua criação em 2006, contribuirá para trazer esse know-how à indústria nacional, conhecimento que muitas vezes fica confinado a instituições de I&D e não é aplicado na economia real.

Este acréscimo de competitividade permitirá às empresas portuguesas adotar uma perspetiva de crescimento, que se irá refletir numa maior capacidade de investimento, melhores condições para os seus trabalhadores e a possibilidade de integrar mais recursos humanos nos seus quadros, o que contribuirá paralelamente para um natural enriquecimento da economia portuguesa.

O projeto foi aprovado e é uma iniciativa Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), do financiamento União Europeia / Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), por meio do ON.2 – O Novo Norte, através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, como reconhecimento do valor que este poderá entregar ao tecido empresarial nacional. O investimento global aprovado para o projeto foi de 329.490,69 €, tendo sido prevista a atribuição de um incentivo não reembolsável de 230.007,49 €.