CETS apresentou be.TAMS em Bruxelas


O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) apresentou a 2 de abril o projeto be.TAMS, no European Projects Association, em Bruxelas.

be.TAMS é um programa de aceleração experimental, desenhado para impulsionar a inovação e o desenvolvimento na região do Tâmega e Sousa (TAMS), tendo como foco prioritário um conjunto específico de clusters industriais a nível regional, assim como áreas estratégicas de negócios.

Este novo projeto pretende, ainda, criar uma nova cultura empresarial que aposta numa maior cooperação entre os agentes económicos, de modo a incrementar novas sinergias entre setores diferentes, potenciando assim o surgimento de novos produtos, serviços e processos: “Uma Estratégia de Especialização Inteligente para o TAMS deve envolver uma estratégia pública concertada e esforço privado, na construção de um novo valor industrial. Devemos promover um diálogo aberto na construção de um ecossistema empreendedor, onde todos são precisos e o trabalho em rede fulcral“, disse o Presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.).

 

 

be.TAMS  é um conceito “desafiante e intensivo”, que “ compreende 10 medidas-ação, atuando desde a análise, incubação e implementação, destinado às indústrias locais e aos novos empreendedores”, precisou a Consultora CETS, coordenadora deste projeto, Patrícia Castro (Drª).  “be.TAMS procura potenciar o que de melhor há na região, criando novas oportunidades de negócio para produtos que utilizam os materiais dos setores-chave da região (madeira, calçado, agro-indústria, metalomecânica pesada, têxtil e pedra…), e combinando-os com o Know-how das indústrias criativas, TIC e Sustentabilidade”, concluiu.

À margem da apresentação do be.TAMS, que recebeu o aplauso de especialistas em matéria de financiamento e análise de projetos europeus, a equipa do CETS reuniu-se com o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Alejo VidalQuadras, e o Diretor de Projetos (Empresa e Indústria) da Comissão Europeia, Pedro Ortún.