Compromisso, Crescimento e novo modelo económico marcaram encontro do presidente do CES com empresários do Tâmega e Sousa

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu, a 17 de julho, jantar-conferência de caráter informal sobre Economia e Desenvolvimento, em Baião, que contou com a presença do Presidente do Conselho Económico e Social (CES), José da Silva Peneda (Dr.) .

Esta iniciativa constituiu uma oportunidade para os empresários do Tâmega e Sousa partilharem e debaterem com o Presidente do CES os principais temas da atualidade económica, em particular as problemáticas que mais assolam a região.

Para José da Silva Peneda (Dr.),  é “inevitável um compromisso entre as várias forças políticas”, a fim de solucionar os problemas existentes, que garanta o “equilíbrio das finanças públicas, o crescimento da economia e a reforma do Estado”.

“Esse compromisso é importante, até como diz o próprio Conselho de Estado, para ter uma posição dentro da União Europeia. Temos que discutir internamente qual é a estratégia que o país deve prosseguir em termos de UE, numa fase em que se abrem agora, com a nova comissão, perspetivas de algumas reformas importantes. O compromisso é fulcral por uma questão de sobrevivência”, assinalou.

No momento de transição em que vivemos, um novo modelo económico se afigura prioritário, como sublinhou, o qual deverá estar assente numa “forte capacidade exportadora, na produção de bens de valor acrescentado e no conhecimento científico aplicado à realidade das empresas”. Um modelo que não deveria escapar à Regionalização: “É minha convicção pessoal que teríamos um Estado mais barato,  mais eficiente, um Serviço Nacional de Saúde mais barato, mais eficiente…”.

Outra  temática abordada foi o Modelo Social Europeu, que deverá resultar de “uma unidade de valores com diversidades de aplicação” entre os países, capaz de incrementar maior coesão ao projeto europeu. As prioridades passam agora por “salvar a zona Euro”, com a compatibilização das dívidas públicas existentes.

À margem do encontro, o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), afirmou que estes momentos com forte tónica na informalidade, informação e proximidade com os principais interlocutores institucionais, são essenciais para dar uma “voz cada vez mais ativa aos empresários da região”.