Associações Empresariais do Tâmega e Sousa reúnem-se em Vila Meã e defendem maior ligação do sistema científico às empresas

Depois de Resende e Celorico de Basto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu novo encontro de Associações Empresariais da Região, o qual incidiu sobre as principais questões da atualidade que marcam o seu território de inserção e o país.

Em Vila Meã, foi avançado o apoio do Conselho Empresarial aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, promovidos pelo atual governo e que na região encontra-se à tutela da ESTGF – IPP (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras – Instituto Politécnico do Porto). Adaptados às necessidades da economia e das empresas da região, os cursos apresentam uma componente de formação geral, técnico-científica e em contexto de trabalho (estágio).Como sublinha o presidente do CETS (Luís Miguel Ribeiro, Dr.), em nome de todas as Associações Empresariais do Tâmega e Sousa, uma das apostas mais defendidas é a maior ligação do sistema científico às empresas: “A consolidação da relação entre o tecido empresarial e o sistema científico, bem como a sua maior adaptação e permeabilidade às exigências dos empresários são fulcrais para alavancar o desenvolvimento regional. O mundo científico não pode negligenciar a criação de relevância efetiva para as empresas. É prioritário introduzir novos inputs que adicionem maior competitividade e, garantir a formação de jovens cujas skills/competências técnicas vão ao encontro das necessidades reais”.