Associações Empresariais do TAMS destacam Concertação Territorial e Inovação como ADN essencial para a Revitalização da Região

O concelho de Baião recebeu o IV Encontro de Associações Empresariais do Tâmega e Sousa (TAMS), as quais se juntaram pela última vez este ano para o debate trimestral sobre o estado da Região.

Na ocasião, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), Presidente do Conselho Empresrial do Tâmega e Sousa (CETS), – entidade promotora da iniciativa – salientou, em nome das Associações Empresariais que representa, a “importância da contínua concertação territorial, assente na saudável articulação de parceiros institucionais, no sentido de garantir e fomentar a revitalização da Região”. Esta concertação passa desde logo pela “capacidade de coesão e parceria manifestada pelas 12 Associações, pela estreita colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) e com o sistema científico – uma trilogia vital para o tecido empresarial. Devo acrescentar, ainda, que desta concertação hoje já se evidencia o dinamismo reconhecido regionalmente ao CETS, mas também às Associações Empresariais de base concelhia, como é um excelente exemplo a Associação Empresarial de Baião, superiormente dirigida por Paulo Portela”, concluiu.No IV Encontro – que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Baião e Representante do Comité das Regiões em Bruxelas, José Luís Carneiro (Dr.) – foi destacado, também, o indiscutível papel da Inovação como ativo diferencial da Região no mercado nacional e internacional, que deverá ser permanentemente apoiado e fomentado. José Luís Carneiro (Dr.) sublinhou, mesmo, a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de inovação nos processos produtivos, assim como a obrigatoriedade de promover uma Região com recursos humanos mais qualificados, próxima das redes de cooperação europeia – condições que, bem geridas, se traduzirão em maiores ganhos competitivos.

De referir que o evento insere-se na política de descentralização e proximidade, implementada pelo CETS desde a sua origem. Gerar sentido de pertença, uma comunicação próxima, direta e eficaz, uma comunidade CETS dinâmica, atenta à diversidade do grupo e às especificidades de cada sub-território, são alguns dos objetivos delineados.