CETS participa em Reunião Transnacional de Projeto Europeu Inovador

New Eyes & Toys (NEET) é o nome do projeto Europeu com que o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) vai possibilitar a 10 jovens da região a participação na construção do seu futuro através de ações de formação especificamente preparadas, assim como iniciativas que visam contribuir para uma nova perspetiva da cidadania e responsabilidade dos jovens nos tempos modernos. Estas, irão decorrer em Portugal, Itália e Croácia.

De notar que o NEET assenta na parceria estratégica entre três entidades europeias – Associação Malik, de Itália, Opcina Klis, da Croácia e o CETS, por Portugal -, uma vez que os problemas e dificuldades sentidas são semelhantes. Estas três instituições reuniram-se, na semana passada, na cidade de Klis, Croácia, onde foram lançadas as bases para a ação a implementar, a qual muito se repercutirá na vida dos jovens da região do Tâmega e Sousa.

De acordo com o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), “a mobilização dos jovens para ações concretas que permitam aumentar as suas qualificações e com isso adquirir competências mais adequadas às atuais solicitações das empresas, é um passo importante para a diminuição do índice de desemprego jovem. Este, constitui, verdadeiramente, um problema de Portugal e um desafio para toda a Europa”.

O NEET é um desafio inovador, pois é baseado no “method of community solving”- uma aposta na cooperação internacional e sinergia de comunidades que apresentam características idênticas, com vista à resolução dos problemas coletivos. Deste modo, os novos insights derivados de culturas e vivências diferentes, trarão novos incentivos e mudanças para as três regiões.

O projeto será apresentado como um exemplo de boas práticas a outras comunidades em Portugal, Itália e Croácia.