Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa procura 10 jovens para Projeto Europeu

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, através do projeto Europeu New Eyes & Toys (NEET), vai possibilitar a 10 jovens do Baixo Tâmega a participação na construção do seu futuro através de ações de formação sobre Empreendedorismo, assim como de iniciativas que visam contribuir para uma nova perspetiva da sua cidadania e responsabilidade.

Por conseguinte, está prevista a constituição de grupos de análise de problemáticas regionais e a realização de 3 Cursos de Formação Internacional – os quais decorrerão em Maio (Portugal), Junho (Sardenha) e Julho (Croácia).

As despesas de alojamento e alimentação em Itália e Croácia serão cobertas a 100% e, as viagens serão reembolsadas até ao montante máximo de 275 euros (por viagem e por participante).

As candidaturas deverão ser submetidas  através de FORMULÁRIO ONLINE, devendo ser enviada, ainda, declaração de compromisso de honra (ANEXO A) e cópia de documento de identificação válido para: comunicacao@cets.pt

 

O NEET assenta na parceria estratégica entre três entidades europeias (CETS, Associação Cultural Malik – Itália e Opcina Klis – Croácia). Com uma duração prevista de 17 meses, o projeto – lançado em dezembro de 2014 – pretende melhorar as competências profissionais e estimular o espírito empreendedor dos jovens inativos no Baixo Tâmega (Portugal), Gavoi (Sardenha, Itália) e Klis (Croácia), bem como diminuir o número de NEET (jovens que não estudam, não trabalham e não estão envolvidos em qualquer programa de formação, estágio ou aprendizagem) nos três territórios. Paralelamente, tem como objetivo aproximar a população jovem aos centros de decisão.

O projeto adota uma metodologia não-formal e prevê, no final de 2015, a criação de um site interativo e um guia que contemplam estudos de caso, metadologias e instruções sobre como abrir uma empresa em Portugal, Itália e Croácia e, como elaborar um plano de negócio. O encerramento das atividades será marcado pela realização de dois eventos internacionais (em 2016 – Sardenha e Croácia), nos quais serão apresentados os resultados alcançados.

O NEET é financiado pelo Programa Erasmus + (AC2) e co-financiado pelas cidades de Lodine e de Ollalai.

 

REQUISITOS ESSENCIAIS PARA A PARTICIPAÇÃO:

  • Idade entre os 20 e 26 anos (concluídos ou a ser feitos em 2015);
  • Estatuto de candidatos NEET: no início das atividades (Março de 2015), o candidato não deve estar envolvido em qualquer curso, trabalho, formação, aprendizagem, estágio ou formação profissional;
  • Residência nos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto ou Marco de Canaveses;
  • Forte motivação.

Dois lugares são reservados a jovens com deficiência parcial, devidamente reconhecida e certificada.

Serão selecionados no total 10 jovens. No entanto, será elaborada uma lista de 10 candidatos suplentes, para a eventualidade de desistências.

Requisitos preferenciais: menos de 24 anos e conhecimentos de Inglês.

 

Todas as Informações em pdf: CALL FOR PARTICIPANTS