CETS e AICEP assinam Protocolo de Cooperação

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) assinaram, a 16 de fevereiro, em Felgueiras, protocolo de cooperação – o qual visa promover a internacionalização das empresas do Tâmega e Sousa (TAMS), com base na especialização produtiva da região, assim como fomentar a projeção internacional da sua indústria transformadora, no sentido de captar investimento económico.

De acordo com o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), o protocolo prevê a participação em “missões externas conjuntas, com vista a reforçar as relações económicas ou que representem oportunidades de penetração em mercados externos”. Para 2015, a estratégia conjunta passa por destinos fora da União Europeia, como “Moçambique, China e Coômbia – corroborando uma tendência crescente: mercados não europeus têm vindo a conquistar relevância no peso total das exportações portuguesas (recorde-se que em 2014 representaram cerca de 30% das exportações)”. Paralelamente, ressalva também o apoio à criação de uma “nova geração de produtos interclusterizados e com potencialidade de afirmação em mercados externos, capaz de promover uma região mais vibrante, que gera mais e melhor emprego”.Na ocasião, o dirigente relembrou que esta cooperação assume especial importância no apoio à internacionalização das empresas da região: “A celebração deste protocolo é o coroar da aproximação institucional entre o CETS, logo o tecido empresarial da região, e a AICEP – relação que ganhou maior proximidade após a visita de contacto regional que o Dr. Miguel Frasquilho efetuou, em Julho de 2014. Graças a uma estratégia concertada, as empresas passarão a estar mais apoiadas, mais orientadas para enfrentar os desafios impostos pelos mercados institucionais”.

Já o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho (Dr.), elogiou a dinâmica das empresas da região, destacando que “Portugal é hoje olhado de uma forma crescentemente positiva”, devido ao trabalho “extraordinário que os portugueses fizeram ao longo dos últimos anos”. Por isso, atualmente, é “mais fácil promover Portugal no estrangeiro”.

O protocolo promove, ainda, a manutenção atualizada de carteira de oportunidades, bem como o apoio à organização, promoção e participação mútua em Feiras e Mostras, Conferências Temáticas bilaterais e ações de transferência de tecnologia/bolsas de contacto empresariais em áreas de interesse, adaptadas às características da região TAMS.