Estudo: Associativismo empresarial em prol do desenvolvimento | NUT III Tâmega e Sousa

Por Luís Miguel Ribeiro (Dr.), presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa

A constituição do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa como estrutura representativa das Associações Empresariais desta região esteve na base da nova estratégia de desenvolvimento delineada para a região – uma região mais competitiva e aberta ao mundo. A criação das condições necessárias para que essa estratégia se concretize passa, necessariamente, pela atuação em rede das principais instituições locais e regionais, pela partilha de saberes e experiências com vista a um melhor aproveitamento das potencialidades dos concelhos e dos recursos da região.

É neste contexto que este estudo se propõe entender se as Associações Empresariais (AE’ s) desta região, através da sua estrutura de recursos humanos, sobretudo em termos de qualificações e competências, são capazes de contribuir para este novo desafio.

A metadologia adoptada neste trabalho incluiu a elaboração de um questionário dirigido às Associações Empresariais desta região e utilizou-se, no tratamento dos dados recolhidos, uma análise descritiva, com recurso a gráficos. Os principais resultados obtidos permitiram aferir que os recursos humanos, nomeadamente os dirigentes e pessoal técnico de apoio que integram as AE’ s, não possuem uma estrutura de qualificações e competências ajustada ao novo modelo de desenvolvimento regional, sobretudo em áreas consideradas relevantes e prioritárias, tais como: inovação, modernização e internacionalização.

Para aceder ao Estudo clique AQUI