CETS apoia I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) promoveu a I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos da Região, de 12 a 14 de junho, na LuxExpo (Luxemburgo), contando com o apoio do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), entre outras entidades.

De acordo com o Sr. Presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, “o Conselho Empresarial associou-se desde logo a este evento, uma vez que o apoio à internacionalização das empresas é fundamental para garantirmos ganhos de competitividade e escala. E, um evento com esta dimensão só é possível graças à união de esforços, assente numa parceria prática entre todos os interlocutores, decisores regionais e empresas, com vista a uma estratégia comum: uma região mais forte, dinâmica e reconhecida pelo seu saber fazer”.

 

A I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos visou a promoção e divulgação do território, dos seus produtos endógenos, a sua cultura e saberes ancestrais, assim como do seu turismo, junto dos luxemburgueses e da comunidade portuguesa residente no país e nos países vizinhos.

Segundo a CIM-TS, a iniciativa contou com mais de 60 produtores, perto de 200 pessoas deslocadas e toneladas de produtos transportados para o Luxemburgo: “Esgotaram os produtos – de referir que seguiram para o Luxemburgo dois camiões TIR-, estabeleceram-se contactos que garantem negócios futuros. Enfim, um verdadeiro êxito a I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa”.

O dia da abertura da I Feira Internacional foi dedicado aos profissionais do setor vínico, no qual se destacou o jantar temático “O melhor do Tâmega e Sousa”, confecionado pela equipa de cozinheiros dirigida pelo Chef Marco Gomes. Nos restantes dias, a entrada foi livre.