Vinho, Têxtil/Vestuário, Calçado e Metalomecânica Pesada são setores com potencial no Mercado Colombiano

EMPRESÁRIOS COLOMBIANOS VISITARAM O TÂMEGA E SOUSA DE 26 A 30 DE JUNHO

Na sequência da visita realizada por uma comitiva de empresários à Colômbia em março deste ano, foi agora encetada a Missão Inversa daquele país – iniciativas organizadas pelo CETS ao abrigo do projeto de apoio à internacionalização das empresas (tams/in).

Com a presença de uma comitiva empenhada na concretização de negócios na região, foi possível durante uma semana intensa de trabalho mostrar a realidade das empresas do Tâmega e Sousa e o seu potencial de afirmação no mercado colombiano.

De acordo com Alejandro Arbeláez da ACIMedellín (Agência de Promoção de Investimentos e Cooperação da segunda cidade daquele país), “a visita permitiu evidenciar uma realidade particularmente estimulante para o sucesso dos negócios entre Portugal e a Colômbia.  Em setores como o vinho, têxtil e vestuário, calçado, metalomecânica pesada, entre outros, verificamos a possibilidade de concretizar negócios com vantagens para a as duas partes”. O empresário revelou ainda que  “foi uma boa surpresa constatar o nível de desenvolvimento de Portugal e das empresas desta região”, confidenciando que é através de oportunidades como esta que é possível concretizar e fomentar negócios: “Pela nossa parte vamos estreitar laços com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e criar as condições para que mais empresas portuguesas participem na economia colombiana”, concluiu.

Por outro lado, Juliana Arango da PortafolioVerde, mostrou-se surpresa ao constatar a “capacidade das empresas portuguesas e qualidade dos seus produtos”, reconhecendo que os produtos lusos são ainda pouco conhecidos na Colômbia, como é o caso do vinho: “Existe um grande potencial para a colocação do vinho verde desta região nos principais pontos de distribuição da Colômbia. Este é um setor, sem dúvida, a apostar no mercado colombiano”, ressalvou.

A semana de trabalho foi pontuada por visitas às empresas da região e contou com uma sessão de trabalho realizada na sede da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), testemunhada pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), na pessoa de Luís Reis do departamento de Relações Institucionais e Mercados Externos.

É de referir também a participação da Finance XXI e da AICEP no jantar- debate realizado no restaurante do Golfe de Amarante, no qual Maria João Gomes – coordenadora desta Agência – destacou o trabalho realizado no domínio do projeto tams/in e a necessidade imperiosa de promover a internacionalização das empresas portuguesas. Na circunstância,  o Primeiro Secretário da CIM-TS, Alírio Costa, testemunhou a iniciativa, reconhecendo a boa articulação com o CETS (Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa) e a importância de se aprofundar a relação de cooperação institucional, a fim de aperfeiçoar o processo de desenvolvimento regional.