Projeto ‘Formação PME’ apoia Qualificação das Empresas do Tâmega e Sousa

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) acaba de lançar o seu mais recente projeto direcionado ao tecido empresarial da região: ‘Formação PME (FPME) – Faz das Pequenas, Grandes Empresas’ irá apoiar 156 entidades empresariais de forma a colmatar necessidades sentidas na área da Qualificação dos Recursos Humanos.

De acordo com o presidente da entidade promotora, Nuno Martins da Fonseca, o novo projeto CETS, financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, tendo como Organismo Intermédio a Associação Empresarial de Portugal (AEP), “pretende que as micro, pequenas e médias empresas da região possam adquirir novas ferramentas, melhorar skills e atualizar conhecimentos, adaptando-se às exigências impostas pelos mercados e aos desafios de um mundo cada vez mais global e acelerado”. Porque afinal, “ a qualificação, a formação contínua e ajustada às reais necessidades das empresas, são premissas essenciais a uma melhoria contínua da capacidade competitiva destas, em prol de um crescimento mais sustentado”.

O FPME conta com seis áreas temáticas de intervenção: Gestão operacional, Implementação Sistemas de Gestão, Economia Digital aplicada ao Marketing, Internacionalização, Racionalização e Melhoria da Eficiência Energética, e Gestão Estratégica especificamente dirigida a empresários.

O Modelo de Intervenção baseia-se no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização do processo: Diagnóstico e Definição do Plano de Desenvolvimento (PD); Implementação e Acompanhamento do PD; Avaliação de Resultados e Melhorias Implementadas. Todas as atividades serão acompanhadas por um consultor de apoio ao processo estando também previstas ações de formação para qualificação dos trabalhadores.