A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA ESTATÍSTICA LIGA O INE AO NOVO RUMO A NORTE

Aceder a informação estatística nacional e europeia oficial – garante de qualidade e harmonização – é cada vez mais uma prioridade assumida pelos agentes de desenvolvimento político, social e económico, que dela não prescindem para elaborar e fundamentar estudos e análises, bem como legitimar políticas, estratégias e ações, nos diferentes níveis de decisão.

Neste contexto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP), no âmbito do Projeto Novo Rumo a Norte, decidiram unir esforços para a realização de seminários destinados a promover a literacia estatística – a qual constitui um objetivo estratégico do INE – junto de públicos-alvo da AEP.

Desta forma, no primeiro trimestre do ano, o INE ministrou os seminários “Portal de Estatísticas Oficiais” e “Informação Estatística Europeia” na AEP e no Instituto Empresarial de Amarante – ao qual se juntou também o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e o Município de Amarante – a dezenas de participantes que, de um modo geral, os consideraram de grande interesse e utilidade.

Os seminários sobre o “Portal de Estatísticas Oficiais” propiciaram um conhecimento aprofundado sobre a estrutura, os conteúdos e as inúmeras funcionalidades do Portal www.ine.pt, incluindo os modos de pesquisa, consulta e navegação, bem como a utilização da informação estatística ou da metainformação disponíveis.

Os participantes puderam conhecer as inúmeras áreas de informação do Portal e usar as diferentes funcionalidades e ferramentas disponíveis para localizar, modificar, acrescentar, associar ou importar informação, tendo a maioria considerado de elevada importância a possibilidade de se elaborarem quadros à medida de necessidades específicas, permitindo obter níveis finos de desagregação geográfica e/ou setorial.

Os Seminários “Informação Estatística Europeia” incidiram sobre os conteúdos, as funcionalidades e a exploração das diversas ferramentas – para filtrar, cruzar e extrair dados e construir quadros à medida – do Website do Eurostat.

Os principais focos temáticos, que tiveram em consideração os interesses específicos do público-alvo, incidiram sobre: Comércio internacional – Base de dados COMEXT; Economia e Finanças – Contas Nacionais; Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (Inflação); Balança de Pagamentos; Indústria, Comércio e Serviços – Empresas; Volume de Negócios; Indicadores de Curto Prazo.

Os referidos Seminários vão continuar nas instalações do INE, em Lisboa e na Delegação do Porto, no âmbito do Projeto Portas Abertas, que decorre desde 2016, com o objetivo de fomentar a literacia estatística e reforçar os vasos comunicantes entre o Instituto e os seus utilizadores.