TÂMEGA E SOUSA ASSINA PROTOCOLO COM PROVÍNCIA CHINESA DE HENAN

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) assinou um protocolo de cooperação com o Governo da Província chinesa de Henan para a realização de ações e projetos de intercâmbio nas áreas do turismo, da economia, do comércio, da ciência, da tecnologia, da cultura e da educação, estreitando assim as suas relações institucionais e empresariais.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e membro do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Manuel Moreira, presidiu a comitiva desta instituição, que se fez acompanhar por uma comitiva empresarial, liderada pelo Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), Paulo Portela, e pelo Presidente da Liga do Chineses em Portugal, Y Ping Chow.

No seguimento das relações institucionais e empresariais estabelecidas, a comitiva do Tâmega e Sousa aproveitou também a ocasião para se reunir com o Embaixador de Portugal em Pequim, com empresários, associações empresariais e para participar na inauguração do Centro do Vinho de Portugal, instalado no Wharehouse Wine Exhbition Center.

A visita à Província de Henan representou mais um passo importante de afirmação do Tâmega e Sousa no contexto internacional. A criação de relações bilaterais, estimulada através da assinatura deste protocolo, que se segue ao já estabelecido com a Província chinesa de Guizhou, vai permitir reforçar a presença da região do Tâmega e Sousa na China em diversas áreas de intervenção.

Recorde-se que, em novembro do ano passado, a CIM do Tâmega e Sousa recebeu uma comitiva do Governo da referida província – receção na qual o CETS também marcou presença, enquanto representante da comunidade empresarial e membro da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China. É de notar que o país asiático é “um mercado estratégico no âmbito do projeto CETS de apoio à internacionalização das Empresas da região (tams/in), graças às significativas oportunidades de negócio que apresenta”, como destacou o Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Paulo Portela.

Fonte: CIM-TS . CETS .