Confinamento e Empresas | Mensagem Institucional

Face ao novo confinamento decretado, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa apela à celeridade na aplicação e execução das medidas de apoio às empresas e nota a existência de algumas limitações das medidas, num momento em que a cooperação de todos é vital para combater a pandemia.

(i) É fundamental garantir que os apoios dispõem de um acesso mais alargado, simplificado e que cheguem às empresas com maior rapidez, a fim de promover a sustentabilidade dos negócios e empregos.

(ii) Apela-se a uma especial atenção para as empresas do comércio de proximidade, serviços e restauração – setores novamente encerrados e particularmente afetados. Recomenda-se uma maior análise sob o benefício sanitário do encerramento destes setores face ao enorme prejuízo económico e social que esta decisão acarreta.

(iii) Subscreve-se a proposta de um regime especial de apoio às rendas do primeiro trimestre de 2021, que assegure a comparticipação integral do valor das rendas dos estabelecimentos encerrados ao abrigo do confinamento.

(iv) Defende-se a implementação de layoff simplificado comparticipado a 100% pela Segurança Social para as empresas cuja atividade tenha sido encerrada ao abrigo do confinamento e, que este apoio congratule todas as empresas cuja atividade é permitida durante o confinamento, mas cuja faturação seja fortemente penalizada pela efetivação do dever geral de recolhimento domiciliário.

(v) Apela-se à concretização por parte do Governo de um programa de promoção da retoma das atividades económicas afetadas pelo confinamento, tais como comércio tradicional, alojamento, restauração e indústria.