Tâmega e Sousa mais próximo de Moçambique

De modo a estreitar laços entre Portugal e Moçambique, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e a Câmara Municipal de Lousada, promoveram visita do Dr. Lourenço Sambo (Diretor-geral do CPI – Centro de Promoção de Investimentos), à região.

O programa contemplou o contato direto com a realidade empresarial da região (8 de abril), bem como a participação numa conferência realizada no auditório de Lousada (9 de abril), com o intuito de sensibilizar os empresários locais para as oportunidades de investimento em Moçambique.

De salientar que o conhecimento da realidade empresarial teve como premissa a visita às empresas da região que fossem representativas dos setores de atividade mais relevantes: Têxtil e Vestuário; Mobiliário; Pedra Natural; Metalomecânica pesada; e Calçado.

Sobre Lourenço Sebastião Sambo

Desempenha funções como Director-Geral do CPI – Centro para a Promoção de Investimentos desde julho de 2010, e é Assessor Económico do Ministro da Planificação e Desenvolvimento desde 21 de junho de 2006.
Ingressou no Gabinete de Promoção de Investimento Estrangeiro (GPIE) em 1985, onde trabalhou como Técnico Superior. Chefiou, de 1986 a 1997, o Setor de Identificação de Projectos de Investimento no GPIE e CPI – Centro de Promoção de Investimentos, tendo o CPI sido criado em 1993 através do Decreto 14/93, de 21 de julho. Chefiou, de 1997 a 2003, a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e, desempenhou a função de Assessor Económico do CPI desde 2004.

Foi gestor financeiro do “Corredor de Maputo” em 1996 – projeto financiado pelo Banco Mundial para a reestruturação da empresa CFM – Caminhos de Ferro de Moçambique (região Sul).
Possui um Mestrado em Gestão de Empresas Agrárias, pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Curso de Mestrado em Desenvolvimento Agrário. Possui uma licenciatura em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Economia. Possui o Curso de Avaliação Financeira de Projectos, pela Universidade de Bradford, Reino Unido, com nível de Bcs.