Notícias

Notícias

Inscrições abertas para novas turmas em março

As formações de Espanhol Técnico e Inglês Técnico, em regime pós-laboral, têm novos cronogramas com início previsto para 1 e 2 março e as inscrições já estão abertas.

Recorde-se que a ação de capacitação ‘Capacitar Turismo’ tem como objetivo qualificar os profissionais do turismo (ramos da Hotelaria, Restauração, Turismo e Lazer) e, consequentemente, promover maiores índices de qualidade deste setor na região.

CRONOGRAMA: Inglês – Pós – Laboral

CRONOGRAMA: Espanhol – Pós – Laboral

O ‘Capacitar Turismo no Tâmega e Sousa’ é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Insere-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias

CETS inicia em Celorico de Basto o apelo a uma “colaboração forte” entre entidades

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) iniciou o novo ano com um périplo de visitas pelos municípios da região, assente na política de aproximação das instituições no sentido de auscultar, aferir e mapear necessidades comuns do território. 

A primeira visita decorreu a 19 de janeiro, em Celorico de Basto, com um encontro entre representantes do CETS, da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, o qual permitiu analisar e discutir políticas estratégicas para o território, bem como o papel e contributo das Associações Empresariais junto do tecido empresarial.

Da partilha de opiniões e preocupações, saiu reforçada a vontade de continuar a desenvolver um trabalho de parceria, coeso e articulado, com vista a alcançar os melhores resultados para quem vive e trabalha no Tâmega e Sousa.

Para José Moniz Barros, presidente do CETS, uma colaboração forte e firme entre as entidades é a base para a eficácia.

“Nesta missão da defesa dos interesses da região é evidente que só a colaboração entre todos os agentes territoriais promove o desenvolvimento. Se houver uma clara coordenação entre todas as partes, estratégias conjuntas concertadas e continuadas, a região no seu todo sairá reforçada. Com melhores estratégias haverá melhores resultados, que não se aplicam apenas ao CETS e às associações empresariais mas também aos territórios e às pessoas. É vital estar no terreno, analisar as preocupações das associações empresariais como órgão de maior proximidade aos empresários a nível local, ouvir parceiros e cooperar, de forma a ajustar e delinear projetos”, reiterou.

Também Casimiro Magalhães Costa, vice-presidente da direção da associação local, sublinhou a importância da colaboração. 

“O Município de Celorico de Basto tem dado sempre apoio à associação empresarial e, certamente, dá também ao CETS. Temos de fazer um trabalho de fundo, para que todos sintam qual é o seu papel, quais os apoios necessários, e esperamos que existam novos projetos de apoio aos empresários de cada concelho através do CETS e da CIM do Tâmega e Sousa. Municípios, associações, conselho empresarial e comunidades intermunicipais não devem remar uns para cada lado porque não é esse o caminho. Estas reuniões são também importantes para mostrarmos quem somos, o que fazemos e demonstrar o interesse que todos nós temos em ajudar os empresários”, defendeu.

“Se fizermos bem este trabalho de parceria, em 2030 este território será mais desenvolvido”

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, considerou a reunião “enriquecedora”. Reconheceu que “a ambição do CETS é comum às ambições dos municípios”, traçou a sua visão do território e das oportunidades que se aproximam.

“Vivemos tempos difíceis, mas desafiantes e com oportunidades. Este território é considerado problemático, porque é muito diferenciado na sua composição ao nível dos municípios e nos seus processos de desenvolvimento, mas na realidade tem um grande potencial para se desenvolver e há um quadro de oportunidade, ditado não só pela aplicação do PRR mas também do próximo quadro comunitário de apoio. Esta oportunidade exige uma concertação de esforços e de meios e não há melhor do que o fazermos entre os municípios e as forças empresariais. Estou convencido que, se fizermos bem este trabalho, em 2030 este território será mais desenvolvido, mais coeso e, seguramente, teremos mais empresas, menos desemprego e salários mais atrativos para quem aqui quer residir”, sublinhou.

Depois de Celorico de Basto, a próxima visita terá como destino o Município de Lousada.

Melhor Turismo, Notícias

Associações Empresariais da região do Tâmega e Sousa promovem projeto de apoio às empresas do setor do Turismo

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e as Associações Empresariais de Baião, Paços de Ferreira e Vila Meã têm em desenvolvimento o Projeto de Formação-Ação “Melhor Turismo 2020”, promovido com o apoio da Confederação do Turismo de Portugal.

Este projeto é dirigido a empresas de Restauração, Cafés, Hotelaria e Alojamentos locais, Operadores turísticos, entre outros, e encontra-se numa nova fase de implementação, com um número de inscrições limitado.

A adesão contempla consultoria personalizada, formação certificada e apoio à medida de cada negócio, constituindo assim uma oportunidade imperdível para que as empresas possam aumentar índices de sucesso em domínios relevantes, como Economia Digital, Gestão de Empresas Turísticas e Otimização de Recursos Financeiros.

Também quer ver a sua empresa apoiada? As inscrições são limitadas!

O ‘Melhor Turismo 2020’ é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Notícias

Mensagem de Boas Festas

Vivemos esta quadra natalícia com confiança renovada e recebemos 2023 com otimismo e determinação.
Com estratégia e ambição.
Com vontade de trabalhar e atingir os objetivos a que nos propomos.
Acreditamos que, no novo ano, continuaremos a crescer juntos. A firmar estratégias coesas e alinhadas com as exigências do mundo atual e dos desafios futuros. A contribuir para que o Tâmega e Sousa siga o caminho da prosperidade.
Por agora, aproveitemos esta quadra festiva com elevado sentido de união e que esse espírito permaneça sempre em cada um de nós, pois todos somos importantes para esta missão.

Um Natal Feliz e um Ano Novo repleto de sucesso para todos.

Com estima,
José Moniz Barros
Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa

Notícias

Natal 2022 no Tâmega e Sousa

A aposta na promoção do comércio local e de apoio ao tecido empresarial na época natalícia criou dinâmica nos municípios do Tâmega e Sousa.

Associações Empresariais e Municípios desenvolveram diversas iniciativas, entre campanhas, concursos e atividades, para animar as ruas e as pessoas.

AMARANTE

‘Amarante Cidade Natal’ foi o nome da iniciativa da Associação Empresarial de Amarante com o apoio do Município de Amarante e que incluiu animação nas ruas e muitas surpresas. Um dos pontos fortes foi a Casa do pai natal, na Alameda Teixeira de Pascoaes.

Entre os dias 16 e 23 de dezembro, a Associação Empresarial de Vila Meã  também proporcionou um conjunto de iniciativas natalícias de incentivo ao consumo no comércio local: O Natal na Linha Encantada.

Dinamizada com o apoio do Município de Amarante, a iniciativa incluiu a chegada do Pai Natal, animação com duendes, música ao vivo, Night Christmas, desfile de motas e bicicletas. No fim de semana de 16 e 17 de dezembro, o comércio esteve aberto até mais tarde, em ambiente de ‘Noite Encantada de Natal‘.

BAIÃO

A AEBaião e a Freguesia de Campelo e Ovil levaram a cabo, com o apoio do Município de Baião, um fim-de-semana com atividades natalícias.

O programa do ‘Magia de Natal em Baião’ aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro e o objetivo, mais uma vez, foi atrair a população à vila de Baião, apoiando assim o comércio local e criando dinâmicas alusivas à época natalícia.

CASTELO DE PAIVA

‘Este Natal ofereça Castelo de Paiva e Compre no Comércio Local!‘ é o convite da campanha de promoção do comércio local e tradicional, em vigor até 31 de dezembro, e em que a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva é parceira do Município de Castelo de Paiva .

Ao fazer compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes têm recebido senhas de participação para o sorteio. Esta iniciativa junta-se a muitas outras já decorridas e que têm contribuído para dinamizar a vila, com: teatro, música, circo, feira agrícola de Natal, espetáculos de patinagem e de dança, animação nas ruas, entre outras. 

A 7 de janeiro vai realizar-se mais uma edição dos ‘Cantares das Janeiras‘.

CELORICO DE BASTO

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto deixou o convite a que todos apoiassem o comércio local ao fazer compras nas lojas de proximidade.

CINFÃES

O Município de Cinfães convidou à visita da Aldeia do Pai Natal, na aldeia da Gralheira, em Cinfães, nos fins de semana de 10, 11, 17 e 18 de dezembro.

FELGUEIRAS

A Associação Empresarial de Felgueiras deu início às atividades de Natal a 1 de dezembro, com a campanha “Compre no Comércio Local e ganhe a sua Prenda de Natal!”.

Esta ação incluiu: Cheques Prenda do Comércio Local, para que as empresas de todos os setores de atividade mantenham a “tradição de Natal” de oferecer cheques prenda aos seus colaboradores e/ou clientes, a gastar nas lojas do comércio local e/ou nos restaurantes de Felgueiras (aderentes); kits de merchandising entregues a cada loja aderente, com diversos materiais adaptados à campanha; forte animação nas ruas; um carrossel para os mais pequenos e ainda um Desfile do Pai Natal Motard, realizado no dia 17 de dezembro.

LOUSADA

O Município de Lousada convidou à visita através do programa de atividades ‘Lousada Vila Natal’, que incluiu iniciativas com associações locais, um desfile de Pais Natais, mercado e concerto. Até 1 de janeiro há uma pista de gelo na Avenida Sr dos Aflitos.

MARCO DE CANAVESES

A AEMarco associou-se ao Município de Marco de Canaveses numa iniciativa de incentivo às compras no comércio local, com os clientes a habilitarem-se a ganhar prémios no valor total de 10.000€. A ação prolongou-se até às vésperas do Natal (20 de dezembro).

PAÇOS DE FERREIRA

Para assinalar esta época festiva do Natal, a AEPF – Capital Do Móvel está a promover três concursos: o ‘Melhor Chocolate Quente‘ (que elege o melhor chocolate quente dos estabelecimentos aderentes); o ‘Melhor Bolo Rei‘ (que elege o melhor bolo rei dos estabelecimentos aderentes); e ‘A Minha Montra é Melhor que a Tua‘ (que elege as duas melhores montras dos estabelecimento aderentes – uma por eleição de um júri, outra por votação do público no Facebook).

PENAFIEL

A Associação Empresarial de Penafiel , em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel, dinamizou o ‘Penafiel Cidade Natal ‘22’, com muitas atividades como a Casa do Pai Natal, mercadinho de Natal, mini concertos, oficinas, entre outras iniciativas. Destaque ainda para o Canto Solidário de Natal, que promoveu uma recolha de Bens Alimentares para entregar a três instituições de solidariedade social que apoiam os seniores do concelho de Penafiel.

RESENDE

A Associação Empresarial de Resende e o Município de Resende também lançaram uma iniciativa de incentivo às compras no comércio local e um concurso de montras.

Notícias

CETS promoveu associações empresariais e região do Tâmega e Sousa na Capital do Móvel

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) marcou presença na 58ª Capital do Móvel, promovida pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira e que decorreu de 26 de novembro a 4 de dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Enquanto patrocinador nesta edição, o CETS contou com  um espaço de promoção das Associações Empresariais afetas à instituição, bem como do território e de projetos de interesse empresarial.

Durante os nove dias de feira foram evidenciadas as potencialidades da região do Tâmega e Sousa, nas suas variadas vertentes.

PROMOÇÃO DE AMARANTE

PROMOÇÃO DE BAIÃO

PROMOÇÃO DE CASTELO DE PAIVA

PROMOÇÃO DE CELORICO DE BASTO

PROMOÇÃO DE CINFÃES

PROMOÇÃO DE FELGUEIRAS

PROMOÇÃO DE LOUSADA

PROMOÇÃO DE MARCO DE CANAVESES

PROMOÇÃO DE PAÇOS DE FERREIRA

PROMOÇÃO DE PENAFIEL

PROMOÇÃO DE RESENDE

PROMOÇÃO GERAL

Notícias

Início em janeiro: Inscrições abertas para formação em Inglês Técnico – Continuação

Terminada a primeira formação de Inglês Técnico em regime pós-laboral, foi assegurada uma ação de continuação com mais 25 horas de formação no mesmo regime, a iniciar a 10 de janeiro, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada. As inscrições já estão abertas.

Recorde-se que esta formação destina-se a profissionais de Hotelaria, Restauração, Turismo e Lazer, e enquadra-se no ‘Capacitar Turismo, que tem como objetivo qualificar os profissionais do turismo e, consequentemente, promover maiores índices de qualidade deste setor na região.

Mantêm-se também abertas as inscrições para as ações de Espanhol Técnico (laboral e pós-laboral) e Inglês Técnico (laboral).

CRONOGRAMA: Inglês – Pós – Laboral (Continuação)

O ‘Capacitar Turismo no Tâmega e Sousa’ é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Insere-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Melhor Turismo, Notícias

Melhor Turismo 2020: Inveja Country House destaca o apoio na projeção do alojamento

A unidade de alojamento local ICH – Inveja Country House nasceu em 2020, em Penamaior – Paços de Ferreira, e traduz-se numa casa familiar com quatro quartos para reserva.

Enquanto empresa participante no programa ‘Melhor Turismo 2020’, promovido pelo CETS com o apoio da CTP – Confederação do Turismo de Portugal, procurou a otimização de recursos financeiros, sendo intervencionada através da criação de meios alternativos de financiamento e da reformulação do website. 

Segundo a proprietária, Paula Alexandra Neto, tudo isto permitiu a melhoria da comunicação direta com o cliente. “A adesão foi uma mais-valia porque nos ajudou a projetar o alojamento para o exterior, especialmente a nível de comunicação, através das redes sociais e website”, reconhece.

Além da localização privilegiada (a cerca de 30 minutos do Porto, Braga ou Guimarães), a Inveja Country House oferece todas as comodidades necessárias a uma experiência aprazível em espaço rural. 

Os visitantes, chegados de todo o mundo, “apreciam o facto de ser uma casa de família com vertente agrícola, o que possibilita também o contacto com os animais”.

O programa ‘Melhor Turismo 2020’ é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Melhor Turismo, Notícias

Melhor Turismo 2020: Quinta da Ermida considera que sem o projeto “era difícil chegar onde chegámos”

Inserida na natureza e diretamente sobre o Rio Douro, a Quinta da Ermida – Turismo de Habitação situa-se em Santa Marinha do Zêzere, junto à linha férrea, e foi uma das empresas participantes do programa ‘Melhor Turismo 2020’, promovido pelo CETS com o apoio da CTP – Confederação do Turismo de Portugal.

Entre as mais-valias da adesão ao projeto, o gerente António Pinto destaca a resposta à necessidade de “ter um canal direto com o cliente” através dos meios digitais. 

“Foi identificada a necessidade de fazer um website no qual se pudesse fazer reserva direta e foi uma mais-valia ter este apoio. Por iniciativa própria era mais difícil chegar onde chegámos”, reforça.

A Quinta da Ermida disponibiliza 22 quartos, divididos por três casas, dispõe de uma piscina exterior, um cais privativo onde hóspedes podem atracar os seus próprios barcos, possibilidade de fazer pesca e canoagem, campo de ténis com vista para o rio, sala de jogos interior, bar e restaurante à carta.

O programa ‘Melhor Turismo 2020’ é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Notícias

Rede Global da Diáspora será apresentada no Tâmega e Sousa

A Fundação AEP, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa estão a promover um Encontro de Negócios e Networking de apresentação da Rede Global da Diáspora – a maior rede colaborativa da Diáspora portuguesa – no Tâmega e Sousa.

A sessão de apresentação irá decorrer no dia 5 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória.