Notícias

Notícias

Marco de Canaveses recebeu encontro de Associações Empresariais do Tâmega e Sousa

Marco de Canaveses foi o município escolhido para reunir, a 11 de dezembro, as Associações Empresariais do Tâmega e Sousa. Esta iniciativa – promovida pelo Conselho Empresarial (CETS) – insere-se no programa interno de coesão territorial e de partilha de problemáticas da região, em curso desde 2014, assente num ciclo de visitas aos municípios, visando auscultar, aferir e mapear necessidades do território e da comunidade associativa.

De acordo com o presidente do CETS, António Novais, “é importante promover continuamente a coesão e cooperação, ao nível da comunidade CETS, mas também junto dos organismos territoriais, elementos essenciais para fomentar parcerias e maior conhecimento acerca das caraterísticas geográficas, particularidades económicas e sociais de cada um dos municípios”.

Na ocasião foram definidas as políticas estratégicas para o ano de 2024, direcionadas para o reforço da capacitação empresarial, apoio ao investimento, promoção e dinamização dos produtos endógenos e território, assim como apoio à internacionalização, a título de exemplo.

Notícias

CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o CETS, retoma ciclo de business sunsets

A CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, retoma, na próxima terça-feira, dia 11, o ciclo de encontros informais de empresários e empreendedores, com um business sunset dedicado à temática da digitalização nas PME.

O encontro, que terá lugar na CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, com início às 18h00, vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o tecido empresarial da região, estimulando-o para o empreendedorismo, para a competitividade e para a sustentabilidade. 

Assim, conscientes do impacto que a digitalização tem assumido nas PME da região, pretende-se perceber os seus benefícios, tanto em termos de produtividade como de poupança de recursos, bem como dar a conhecer os apoios existentes para a digitalização das empresas. 

Estes aspetos servirão de fio condutor a uma conversa informal e descontraída, na qual contaremos com a perspetiva empresarial do tema, que será apresentada por César Araújo, Presidente da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção e proprietário da Calvelex – Indústria de Confeções, e Élio Maia, proprietário da FAL – Fundição do Alto da Lixa, dois empresários da região ligados aos setores do têxtil e vestuário e da metalomecânica, respetivamente, e com a perspetiva institucional, com Jorge Oliveira, representante do IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação. A conversa será moderada por Patrícia Castro, consultora de inovação da Artnovion. No final, será servido um verde de honra.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados podem inscrever-se AQUI.

O business sunset “Onde se inventa a digitalização, inventa-se um futuro.” enquadra-se no plano de ação para a promoção da digitalização das PME desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região no âmbito do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, um projeto europeu na área da promoção da competitividade das PME através da sua transformação digital, e que tem contando com o apoio do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa.

Recorde-se que, no âmbito do projeto DigiBEST, a CIM do Tâmega e Sousa assumiu a organização da primeira visita de estudo, que decorreu nesta região em dezembro de 2019.

O principal objetivo do projeto é promover a competitividade das PME através da sua transformação digital, propondo soluções para aumentar sua capacidade de usar tecnologias avançadas e novas abordagens de negócios inovadoras, traduzindo-se na melhoria do desenvolvimento económico geral e do emprego.

O projeto DigiBEST é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa Interreg Europe, num total de 1,14 milhões de euros. Para além da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).

Notícias

Inscrições abertas para novas turmas em maio

As formações de Espanhol Técnico e Inglês Técnico, em regime pós-laboral, têm novos cronogramas com início previsto para maio e as inscrições encontram-se abertas.

Recorde-se que a ação de capacitação ‘Capacitar Turismo’ tem como objetivo qualificar os profissionais do turismo (ramos da Hotelaria, Restauração, Turismo e Lazer) e, consequentemente, promover maiores índices de qualidade deste setor na região.

CRONOGRAMA

O ‘Capacitar Turismo no Tâmega e Sousa’ é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Insere-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias

António Novais assume a Presidência do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa

António Novais, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva (ACICP), é o novo Presidente da Direção do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS). Neste Mandato, Nuno Brochado, Presidente da Associação Empresarial de Penafiel e Geraldino Oliveira, Presidente da Associação Empresarial de Vila Meã, assumem a Vice-Presidência.

Na sua primeira intervenção pública após as eleições, o novo Presidente reforçou que o foco da estratégia da instituição que lidera assenta na “Consolidação, Cooperação Associativa e Territorial”, essenciais para reforçar a “proximidade com os Empresários da Região e apoiar processos de empreendedorismo, qualificação, internacionalização e inovação”.

No ato eleitoral, ocorrido a 6 de abril, foram designados também os seguintes órgãos sociais:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Associação Empresarial de Baião, representada por Maria Miguel Dinis Correia;

Vice-Presidente: Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, representada por Casimiro Magalhães Costa;  

Vice-Presidente: Associação Empresarial de Paços de Ferreira, representada por Ana Rita Pacheco;

CONSELHO FISCAL

Presidente: Associação Empresarial de Amarante, representada por Bruno Miguel Costa;

Vice-Presidente: Associação Empresarial de Marco de Canaveses, representada por José Pedro dos Reis.

Melhor Turismo, Notícias

Melhor Turismo 2020: Almeida Ferreira & CA Unipessoal, Lda reconhece melhorias na atividade empresarial através do programa

A vontade contínua de melhorar levou a empresa Almeida Ferreira & CA Unipessoal, Lda – com os seus dois espaços ‘Restaurante Zona Verde’ e ‘Palacete Dona Maria’ – a participar no programa ‘Melhor Turismo 2020’, promovido pelo CETS com o apoio da CTP – Confederação do Turismo de Portugal.

Ricardo Almeida, coordenador de eventos no Palacete D. Maria – propriedade da empresa Almeida Ferreira & CA Unipessoal, Lda, recorda que a adesão ao projeto aconteceu exatamente pela “procura da digitalização das ementas e da carta de vinhos, de forma a conseguir estar na linha da frente com aquilo que é a digitalização das empresas”. A par disso, procurou também “alternativas de financiamento para conseguir, todos os anos, competir com aquilo que lhes é proposto para melhoria dos espaços e do serviço”.

“Esta implementação da ementa e carta digital, que já foi feita no Restaurante Zona Verde, trouxe bastantes benefícios para a empresa. Estamos bastante satisfeitos com esta adesão e iremos continuar à procura de projetos futuros, que possam ajudar a nossa atividade empresarial”, sublinha ainda.

Através dos ciclos de planeamento da Economia Digital e da Gestão de Empresas Turísticas, foram trabalhados não só os objetivos de criação de meios alternativos de financiamento e desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital de ementa e carta de vinhos, como também a otimização fiscal da empresa.

A empresa Almeida Ferreira & CA Unipessoal, Lda nasceu com o Restaurante Zona Verde, em Felgueiras, criado por Manuel Almeida Ferreira, em 1985. Mais tarde, em 2009, surgiu o espaço, em Figueiró-Amarante: uma quinta brasonada (Quinta do Barreiro) que foi restaurada e deu lugar ao Palacete Dona Maria. Este privilegiado espaço de organização de eventos foi preparado de maneira a conseguir dar o máximo de resposta e conforto ao cliente e, atualmente, tem capacidade para acolher até 400 pessoas.

O programa ‘Melhor Turismo 2020’ é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Notícias

European Study Group with Industry chega a Felgueiras em julho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras vai realizar a próxima edição portuguesa do European Study Group with Industry (ESGI) na semana de 3 a 7 de julho de 2023, em Felgueiras.

Com o objetivo de que as empresas apresentem desafios industriais, que sejam depois trabalhadas por investigadores industriais e matemáticos, está previsto um “preESGI – from Academy to Industry”, – uma pré-sessão a agendar – desenvolvida com o apoio do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, com vista ao esclarecimento de dúvidas e apresentação de alguns exemplos de desafios (já propostos e solucionados em edições passadas do ESGI).

Os ESGI são eventos que consistem em grupos de trabalho, com investigadores industriais e matemáticos a trabalhar lado a lado em desafios reais de importância para a indústria e serviços, com recurso a modelos matemáticos. O sucesso de edições anteriores leva a que este seja replicado um pouco por todo o mundo.

Mais informações em: https://esgi.estg.ipp.pt/

Notícias

Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e Escola Superior de Tecnologia e Gestão desafiam alunos a desenvolver estratégias de reutilização de resíduos industriais

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa é parceiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto na nova edição do Link Me Up – 1000 ideias, um programa que visa o estímulo do espírito empresarial através do desenvolvimento de iniciativas de criação de ideias e planos de negócio, bem como a cocriação de inovação baseadas em equipas multidisciplinares de jovens estudantes e/ou empreendedores do Ensino Superior Politécnico. Através deste programa, os alunos participam em projetos reais de inovação para empresas.

“Desperdício ou luxo?” é o projeto proposto pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa relacionado com as  indústrias do calçado, têxtil, mobiliário e metalomecânica. Os alunos são, assim, desafiados a desenvolver estratégias para a reutilização dos resíduos gerados por estes setores.

O projeto já foi lançado numa plataforma específica para o efeito – https://portal.portugal.demola.net/themes/10/620 – e os trabalhos terão início ainda durante o mês de março, com duração de cerca de 10 semanas.

Notícias

CETS estreita laços institucionais em Lousada com vista a estratégias fortes para a região

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) rumou a Lousada, a 27 de janeiro, no âmbito do ciclo de visitas aos municípios da região para auscultação, aferição e mapeamento das necessidades comuns do território. Um trabalho de terreno que visa reanimar e fortalecer a política de aproximação das instituições, no sentido de criar políticas estratégicas mais coesas. O encontro juntou representantes do CETS e da Câmara Municipal de Lousada.

Para José Moniz Barros, presidente do CETS, é fundamental “ouvir todas as vozes, alinhar propósitos e coordenar ações”

As visitas em curso “são importantes porque os processos de desenvolvimento regional exigem um trabalho em parceria entre as forças vivas da região e esse posicionamento está na génese do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa. Queremos ‘sentir o pulso’ do território e contribuir da melhor forma para o progresso e prosperidade económico-social. É tempo de agarrar oportunidades, agir e evoluir juntos”.

Com duas reuniões já realizadas, o presidente do CETS mostrou-se muito satisfeito com o acolhimento por parte dos municípios visitados.

“Uma estrutura supramunicipal de dimensão sub-regional, como é o caso do CETS, é fundamental”

Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, fez um balanço positivo da reunião e da ação de aproximação feita pelo CETS. “Vi, do lado do CETS, uma total disponibilidade para colaborar connosco”, elogiou o autarca.

Num diagnóstico à realidade lousadense, Pedro Machado identificou a necessidade de existirem estruturas representativas dos setores de atividade, uma vez que “muitas das necessidades que os comerciantes/empresários têm podem e devem ser satisfeitas por via do associativismo”

“Foi com bons olhos que presenciamos recentemente a constituição de uma nova associação local mas há a necessidade de termos também uma estrutura supramunicipal de dimensão sub-regional, como é o caso do CETS, que é fundamental para outro tipo de satisfação de necessidades, e sobretudo no âmbito da CIM essa necessidade é premente”, reconheceu.

As vantagens de um trabalho conjunto, tendo em conta a fase atual de construção do novo quadro comunitário de apoio NORTE 2030, foram igualmente salientadas.

“Temos vindo, ao longo dos tempos, a colaborar com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e agora é um momento crucial para efetivamente alinharmos estratégias conjuntas. Fico muito satisfeito com esta disponibilidade que o Sr. Presidente do CETS manifestou, para colaborar não só com as câmaras municipais, individualmente, mas também ao nível da CIM. Esta relação, que se quer cada vez mais estreita, será profícua não só para o CETS mas sobretudo para o território e para quem tem responsabilidade de desenvolvimento regional, como nós temos. Não há desenvolvimento regional sem uma estratégia conjunta com o motor desse mesmo desenvolvimento, que é a economia local, e acho que temos boas razões para estarmos otimistas”, reforçou.

Notícias

Inscrições abertas para novas turmas em março

As formações de Espanhol Técnico e Inglês Técnico, em regime pós-laboral, têm novos cronogramas com início previsto para 1 e 2 março e as inscrições já estão abertas.

Recorde-se que a ação de capacitação ‘Capacitar Turismo’ tem como objetivo qualificar os profissionais do turismo (ramos da Hotelaria, Restauração, Turismo e Lazer) e, consequentemente, promover maiores índices de qualidade deste setor na região.

CRONOGRAMA: Inglês – Pós – Laboral

CRONOGRAMA: Espanhol – Pós – Laboral

O ‘Capacitar Turismo no Tâmega e Sousa’ é promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Insere-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Notícias

CETS inicia em Celorico de Basto o apelo a uma “colaboração forte” entre entidades

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) iniciou o novo ano com um périplo de visitas pelos municípios da região, assente na política de aproximação das instituições no sentido de auscultar, aferir e mapear necessidades comuns do território. 

A primeira visita decorreu a 19 de janeiro, em Celorico de Basto, com um encontro entre representantes do CETS, da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, o qual permitiu analisar e discutir políticas estratégicas para o território, bem como o papel e contributo das Associações Empresariais junto do tecido empresarial.

Da partilha de opiniões e preocupações, saiu reforçada a vontade de continuar a desenvolver um trabalho de parceria, coeso e articulado, com vista a alcançar os melhores resultados para quem vive e trabalha no Tâmega e Sousa.

Para José Moniz Barros, presidente do CETS, uma colaboração forte e firme entre as entidades é a base para a eficácia.

“Nesta missão da defesa dos interesses da região é evidente que só a colaboração entre todos os agentes territoriais promove o desenvolvimento. Se houver uma clara coordenação entre todas as partes, estratégias conjuntas concertadas e continuadas, a região no seu todo sairá reforçada. Com melhores estratégias haverá melhores resultados, que não se aplicam apenas ao CETS e às associações empresariais mas também aos territórios e às pessoas. É vital estar no terreno, analisar as preocupações das associações empresariais como órgão de maior proximidade aos empresários a nível local, ouvir parceiros e cooperar, de forma a ajustar e delinear projetos”, reiterou.

Também Casimiro Magalhães Costa, vice-presidente da direção da associação local, sublinhou a importância da colaboração. 

“O Município de Celorico de Basto tem dado sempre apoio à associação empresarial e, certamente, dá também ao CETS. Temos de fazer um trabalho de fundo, para que todos sintam qual é o seu papel, quais os apoios necessários, e esperamos que existam novos projetos de apoio aos empresários de cada concelho através do CETS e da CIM do Tâmega e Sousa. Municípios, associações, conselho empresarial e comunidades intermunicipais não devem remar uns para cada lado porque não é esse o caminho. Estas reuniões são também importantes para mostrarmos quem somos, o que fazemos e demonstrar o interesse que todos nós temos em ajudar os empresários”, defendeu.

“Se fizermos bem este trabalho de parceria, em 2030 este território será mais desenvolvido”

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, considerou a reunião “enriquecedora”. Reconheceu que “a ambição do CETS é comum às ambições dos municípios”, traçou a sua visão do território e das oportunidades que se aproximam.

“Vivemos tempos difíceis, mas desafiantes e com oportunidades. Este território é considerado problemático, porque é muito diferenciado na sua composição ao nível dos municípios e nos seus processos de desenvolvimento, mas na realidade tem um grande potencial para se desenvolver e há um quadro de oportunidade, ditado não só pela aplicação do PRR mas também do próximo quadro comunitário de apoio. Esta oportunidade exige uma concertação de esforços e de meios e não há melhor do que o fazermos entre os municípios e as forças empresariais. Estou convencido que, se fizermos bem este trabalho, em 2030 este território será mais desenvolvido, mais coeso e, seguramente, teremos mais empresas, menos desemprego e salários mais atrativos para quem aqui quer residir”, sublinhou.

Depois de Celorico de Basto, a próxima visita terá como destino o Município de Lousada.