No âmbito de Programa de Apoio ao Relançamento dos Negócios em fase de desconfinamento, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa lançou projeto de Formação-Ação “Melhor Turismo 2020”, o qual visa o reforço da capacidade competitiva das empresas e a promoção do emprego no setor do Turismo, concentrando a sua ação no apoio à readaptação, consolidação e qualificação do tecido empresarial do setor.
O projeto disponibiliza consultoria individualizada e personalizada, o apoio de consultores especializados e o acesso a formação certificada.
O modelo organizativo prevê a implementação de três Ciclos Metodológicos, cada um deles com propriedades organizativas e diferenciadas e estabelecendo uma articulação específica com o quadro de objetivos contemplados pelo Programa e as temáticas que se lhe associam.
Responder às necessidades, principalmente, das PME até 5 trabalhadores com défices de conhecimento em matérias de base.
- Capitalizar – otimização de recursos financeiros
- Acautelar problemas de natureza financeira;
- Crescimento de negócio;
- Desempenho individual dos recursos humanos;
- Estratégia e modelo de negócio mais eficaz;
- Otimização do planeamento e gestão de várias áreas funcionais;
- Economia digital
- Estratégias de marketing digital
- Utilização da internet ou das redes sociais como canais de comunicação, informação e comercialização dos seus produtos ou serviços.
Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das PME do setor através do desenvolvimento de competências em problemas especificamente identificados.
-
- Economia digital
-
-
- Estratégias de marketing digital
- Utilização da internet ou das redes sociais como canais de comunicação, informação e comercialização dos seus produtos ou serviços.
-
Qualificar as PME do setor dotando-as de competências para o desenvolvimento, modernização e reforço da sua competitividade, através do desenvolvimento de competências em problemas especificamente identificados.
Embora cada ciclo temático possuí as suas especificidades, existem necessidades comuns a praticamente todas as empresas do setor do turismo, e que este programa pretende intervencionar:
- Marketing digital:
- Criação de soluções para a divulgação das ementas e cartas de vinhos na área da restauração, através de uma plataforma digital disponibilizada num tablet, e com a disponibilização de um QR Code, fácil de consultar através de um smartphone;
- Gestão da presença nas redes sociais;
- Requalificação de websites;
- Criação de Domínios.
- Gestão Financeira:
- Restruturação financeira de empresas;
- Otimização fiscal e financeira;
- Negociações com a banca;
- Candidaturas a apoios estatais no âmbito do Portugal 2020.
- Qualidade:
- Obtenção do selo Safe & Clean;
- Elaboração de planos de contingência;
- Preparação das empresas para auditorias da ASAE.
Este projeto é apoiado pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.