Tâmega e Sousa é a região do país que mais contribui para o equilíbrio da balança comercial do país

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho (Dr.), visitou a 10 de julho o Tâmega e Sousa, destacando na ocasião que a região é a que apresenta o melhor indicador do país na taxa de cobertura das importações pelas exportações – uma região extraordinariamente dinâmica, um exemplo a seguir pelo resto do território nacional”. 

Um facto, corroborado pelo Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), Luís Miguel Ribeiro (Dr.): “O Tâmega e Sousa é o território que mais contribui para o equilíbrio da balança comercial do país, com a melhor taxa de cobertura entre importações e exportações, superior a 245%.  A título de exemplo, é de salientar os setores do calçado, mobiliário, vinho verde, extração e transformação de granitos, metalomecânica e património turístico. E, outro dos principais ativos da região reside na sua população, uma vez que esta é uma das mais jovens do país e da Europa, fazendo toda a diferença em termos de recursos humanos para as empresas”.

Esta visita – a primeira que o novo Presidente da AICEP realiza a nível nacional, desde que tomou posse, e que surgiu na sequência de um convite lançado pelo CETS, foi para o dirigente uma oportunidade para mostrar ao representante da AICEP o “grande potencial económico do Tâmega e Sousa”: “A vinda do Dr. Miguel Frasquilho serve para refletirmos, para estimularmos os nossos empresários e percebermos que não estamos sozinhos” notou.

Na altura, defendeu também que a parceria que existe entre autarquias, instituições que representam os empresários, traduzida em diversos planos estratégicos e setoriais, vai permitir à região captar uma significativa fatia dos fundos do próximos quadro europeu, destinado a estimular a economia.

Para breve, está prevista a assinatura de um protocolo de colaboração entre a AICEP e o CETS, o qual pretende ser uma ferramenta de apoio mais direto aos empresários da região.