CETS participa em projeto europeu inovador de parceria estratégica

New Eyes & Toys (NEET) é o nome do projeto Europeu ao nível do Empreendedorismo que conta com a participação do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), o município de KLIS, na Croácia, e a Associazione Culturale Malik – associação localizada em Gavoi, Sardenha, Itália.

Com uma duração prevista de 17 meses, o projeto inserido no programa ERASMUS+, visa aumentar o espírito empreendedor dos jovens desempregados do Tâmega e Sousa, Klis e Gavoi, incrementando a redução do número de cidadãos inativos. Paralelamente, tem como objetivo aproximar a população jovem aos centros de decisão, através da criação de um conselho de juventude que os auxilie em diversas matérias.O NEET assenta na parceria estratégica entre as três entidades europeias, uma vez que os problemas e dificuldades sentidas são semelhantes. De acordo com o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), “a taxa de desemprego dos jovens nestas localidades é preocupante, sendo de realçar o abandono escolar precoce, o número ainda reduzido de jovens empreendedores que criam o seu próprio emprego e, a cidadania passiva de jovens que não estudam, não trabalham e que não estão matriculados em qualquer curso de formação ou iniciativa. Muitos destes jovens são recém-licenciados, à procura do primeiro emprego ou, jovens que trabalharam mas que não conseguem regressar ao mercado”.

Trata-se de um projeto inovador, pois é baseado no “method of community solving”, apostando assim na cooperação internacional e sinergia de comunidades que apresentam características idênticas, com vista à resolução dos problemas coletivos. Novos insights derivados de culturas e vivências diferentes, trarão novos incentivos e mudanças para as três regiões.

O projeto será apresentado como um exemplo de boas práticas a outras comunidades em Portugal, Croácia e Itália.