Tâmega e Sousa: Candidaturas abertas para projeto que promove upgrade tecnológico de indústrias tradicionais

Depois da apresentação do TAMS.iN. – projeto de apoio à internacionalização das empresas, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) acaba de lançar concurso destinado à qualificação das empresas da região, no âmbito do projeto be.TAMS.

Apresentado em Bruxelas, em Abril de 2014, este é um programa de aceleração de inovação, desenhado para a procura de valor acrescentado, por via da diversificação de produtos gerados pelas indústrias tradicionais. Com foco nas indústrias premium da região – Madeira e Mobiliário, Têxtil, Metalomecânica, Calçado e Pedra Natural – uma equipa de consultores especializados propõe-se a acompanhar dinâmicas multidisciplinares. Este apoio é efetuado através da constituição de grupos de trabalho em colaboração criativa e, consequente implementação de novos conceitos inovadores de produto com potencial – ao nível do crescimento e internacionalização – partindo dos recursos e saber-fazer instalados.

O objetivo é a criação de conceitos de valor acrescentado, resultantes da aplicação de uma metodologia de geração de inovação e capacity building, a qual é em simultâneo cruzada com o know-how de cada um dos participantes.

Como revela o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.) “no Tâmega e Sousa, os setores tradicionais – apesar de serem de média/alta exposição internacional – são na sua maioria, de baixa/média-baixa tecnologia. No território já existem projetos de elevado valor acrescentado, de forte rentabilidade e intensivos em conhecimento, mas são pequenos nichos”. Por isso, o que se pretende é gerar massa crítica: “É necessário estimular programas que materializem uma estratégia de upgrading industrial tão importantes para o desenvolvimento da região”, conclui.

As candidaturas deverão ser submetidas até 11 de fevereiro no website do projeto (www.be-tams.com).