Conselho Empresarial visita a China no sentido de aprofundar a cooperação com a província de Guizhou

Na sequência da assinatura de protocolo de cooperação com a Agência de Promoção e Investimento da Província de Guizhou, em outubro de 2014, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa realizou visita de contacto à referida região.

A visita, que integrou uma comitiva de empresários da região e representantes da Liga dos Chineses em Portugal, visou contactar com a realidade local e preparar um programa de cooperação que terá um formato bilateral, uma vez que para além da visita de empresários à Província de Guizhou, também está comtemplada uma visita de empresários chineses à região do Tâmega e Sousa.

A circunstância foi, também, aproveitada para celebrar protocolo de cooperação com vista à criação de um bairro europeu na cidade de Anshun, o qual será composto por 72 unidades comerciais adjacentes ao recém inaugurado hotel Portugal-China – uma infraestrutura turística de nível mundial com 350 quartos. Neste bairro europeu, que será decorado com elementos alusivos à história e cultura portuguesas, serão instalados estabelecimentos que comercializarão produtos europeus/portugueses, com particular enfoque para os relacionados com a gastronomia lusa.

A respeito da visita, o Presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, o qual liderou a comitiva, revela: “Foi uma excelente ocasião para contactar com uma região riquíssima de oportunidades para os empresários da nossa região, onde fomos extraordinariamente recebidos e onde ficou bem evidente a relação de amizade e cooperação entre os dois povos”. O dirigente considera, ainda, que “foi mais um importante passo para o desenvolvimento de percursos empresariais sólidos no mercado chinês, onde o crescimento e vitalidade da economia são bem visíveis, alimentando, assim, as nossas expectativas de bons negócios para as nossas empresas em variados domínios de atividade”.