II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos

O melhor do Tâmega e Sousa, mais uma vez, chamou milhares de pessoas à LuxExpo, no Luxemburgo!

Prosseguindo o seu trabalho de promoção da região do Tâmega e Sousa, da qualidade dos seus produtos endógenos e das suas gentes, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa apresentou-se pela segunda vez consecutiva na LUXEXPO, Exhibition & Convention Center, na cidade do Luxemburgo, nos dias 18 e 19 de junho.

Com a organização desta Feira, a CIM-Tâmega e Sousa pretendeu também contribuir, de forma decisiva, para a internacionalização das empresas da região, nomeadamente, dos setores agro-alimentar e turismo.

Tal como no ano transato, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) apoiou a realização do evento. A este respeito, o Sr. Presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, revelou que ”o apoio à internacionalização das empresas é fundamental para garantir ganhos de competitividade e escala”. Todavia, destacou que este apoio “não pode nem deve ser pontual. Deve ser contínuo, uma prática recorrente de modo a atingir efetivamente os objetivos a que a região se propõe. Como tal, de forma a promover uma estratégia concertada, era importante apoiar esta segunda edição da Feira Internacional de Vinho Verde e Gastronomia”. O dirigente sublinhou, ainda, que o sucesso de um evento com esta dimensão só é possível graças à união de esforços, assente numa parceria prática entre todos os interlocutores, decisores regionais e empresas, com vista a uma estratégia comum: uma região mais forte, dinâmica e reconhecida pelo seu saber fazer”.

Na II Feira de Gastronomia e Vinhos muitos foram os que provaram os vinhos verdes únicos, o fumeiro, os doces, a fruta, os licores, as compotas, o mel…. Muitos contactos foram estabelecidos numa perspetiva de desenvolvimento e abertura de novos mercados. O futuro de muitos dos produtores, provenientes dos 11 municípios – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende – que se fizeram representar nesta segunda edição da Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa poderá passar, cada vez mais, pelo importante mercado luxemburguês. Sucesso é, assim, a palavra adequada para resumir mais uma iniciativa de promoção desta Comunidade Intermunicipal.

À semelhança do sucedido na edição do ano passado, no sábado, a Feira abriu as suas portas ao mundo através da transmissão em direto de várias intervenções no programa da RTP 1, Portugal Fome de Vencer, com apresentação de Sónia Araújo.

Também a Rádio Latina, órgão de comunicação com forte ligação à comunidade portuguesa local, esteve em direto da Feira durante toda a tarde de domingo. Ao longo do fim de semana não faltaram momentos de intenso convívio e animação com grupos de música popular e ranchos etnográficos de portugueses residentes no Luxemburgo.

A segunda edição da Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa foi de novo um êxito! Fica a certeza de que este é um dos caminhos que esta sub-região deve trilhar rumo a um, cada vez maior e sustentado, desenvolvimento!

Fonte: Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), excepto no que diz respeito às declarações CETS