Tâmega e Sousa reforça relações institucionais e empresariais com Guizhou

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu encontro na região com empresários da Província Chinesa de Guizhou, a 15 de julho.  Esta iniciativa,  inserida no projeto tams/in – apoio à internacionalização, surgiu no sentido de estreitar relações bilateriais e dar a conhecer a região, as suas potencialidades e tecido empresarial, assim como  oportunidades de negócio que a Província Chinesa tem para oferecer.

De acordo com o presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, a China tem vindo a encetar “uma estratégia de promoção das cidades através da industrialização e urbanização, a qual está a ser implementada com grande ímpeto na Província,  criando assim condições bastante favoráveis para as empresas da região incluídas na cadeia de valor da Construção (construção civil, pedra natural, metalurgia pesada e mobiliário)”. Paralelamente, no que respeita ao setor concreto da metalurgia pesada, lembra que “Guizhou possui uma forte vantagem a montante da cadeia de valor, constituindo um forte polo mineiro e um dos locais com maior reservas minerais da China, com 82% das reservas de bauxite existentes no país. Como tal, esta situação cria uma grande vantagem para as empresas de metalurgia que aí queiram investir, como fonte local de recursos, experiência acumulada no setor e vantagens sinergéticas decorrentes deste cenário”.

No que respeita às empresas do bloco do consumo (calçado, têxteis e vinhos), o dirigente revela que “existem condições muito favoráveis ao investimento, principalmente no caso da dimensão do mercado potencial da Província de Guizhou (34 milhões de pessoas)”.

É de ressalvar que o aumento do poder de compra da população Chinesa tem propiciado o aumento da procura por bens de consumo, assim como a exigência por padrões de qualidade tem trazido cada vez mais produtos europeus ao mercado.