PRODUTOS DA REGIÃO ENCANTAM BORDÉUS

A edição deste ano do Marché Portugais à Cenon, em Bordéus (França), contou com a participação especial do Tâmega e Sousa – uma iniciativa que se insere no projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’ que visa a promoção e internacionalização da Região, juntando diversos agentes territoriais: a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

De acordo com o diretor-geral do CETS, Paulo Dinis, “Portugal é neste momento apontado como uma referência no setor vitivinícola, sendo reconhecido no panorama internacional pela qualidade e autenticidade dos seus vinhos, e o Tâmega e Sousa tem, de facto, a sua quota-parte de responsabilidade nesta matéria. O Vinho Verde é um dos eixos prioritários para a Região no campo da internacionalização. E, esta ação promocional no mercado francês apresentou o que de melhor se faz no setor, não esquecendo a doçaria tradicional tão característica e o fumeiro de qualidade inequívoca que o Tâmega e Sousa produz”. O executivo enalteceu ainda o apoio consular que proporcionou uma participação ‘ativa e muito bem-sucedida da Região no Marché Portugais’, sendo de perspetivar o regresso ao certame em 2019.

A Região foi recebida pelo Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, Marcelo Mathias, o qual congratulou a participação do Tâmega e Sousa num Mercado que é já uma mostra reconhecida de produtos portugueses, representativa das mais diversas localidades lusas.

Recorde-se que esta é já a décima ação de marketing territorial realizada ao abrigo deste projeto. A Região participou na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (2016) e, em Espanha, na FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2016), no Festival Arcu Atlánticu (2016 e 2017) e no Fòrum Gastronòmic Girona (2017). No Luxemburgo organizou a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa (2016), e em Londres a Mostra Promocional na Embaixada de Portugal no Reino Unido (2017). Em França, esteve também presente na Fête des Vendanges de Montmartre e realizou a Mostra Enogastronómica no Consulado Geral de Portugal em Paris (2017).

As ações promovidas são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.