TÂMEGA E SOUSA REGRESSA A PARIS

A região do Tâmega e Sousa, constituída pelos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, estará novamente representada na Fête des Vendanges de Montmartre, que decorrerá em Paris de 12 a 14 de outubro – um evento dedicado à vinha, aos vinhos e às suas tradições, sendo Portugal o país convidado de honra desta 85.ª edição.

Será a oportunidade de reencontrar sabores únicos e autênticos, pronunciados em português, com natural destaque para os vinhos, mas também o fumeiro, o mel, os queijos e doçaria regional diversa, estando previstas ações de degustação ao longo de todo o evento.

De notar que o PARCOURS DU GOÛT – palco habitual de promoção de produtos regionais – estará aberto ao público entre as 10h00 e as 23h00, exceto no domingo que encerrará às 19h00.

À margem da Fête des Vendanges, a 12 de outubro, estão agendados diversos Encontros Empresariais, com vista à apresentação e discussão de oportunidades de negócio na área do Têxtil/Vestuário, Construção e Agroalimentar. O dia termina com uma Prova de Vinhos Portugueses numa cave Parisiense, que conta com a participação de Jean Dussaussoy – crítico gastronómico no jornal Septième Goût e cofundador desta publicação.

Esta é mais uma ação de marketing territorial realizada no âmbito do projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, o qual tem por finalidade a criação de condições favoráveis à internacionalização das empresas e ao aumento de visibilidade deste território. Este projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Dolmen, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Adersousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto.

Recorde-se que esta é já a 13ª ação de marketing territorial promovida pelo Consórcio. No seu histórico de representações é de mencionar o Festival Arcu Atlánticu (2016, 2017 e 2018), a Fête des Vendanges de Montmartre (Paris, 2017) e o Marché Portugais à Cenon (Bordéus, 2018), em França; a FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2017) e o Fórum Gastronómico de Girona, em Espanha (2017).

Quanto a organizações de certames, o Território conta com uma Mostra Promocional no Consulado Geral de Portugal em Paris e na Embaixada de Londres no Reino Unido; e também com a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

A Região tem também apostado em ações de benchmarking internacional e disseminação de boas práticas, contando já com visitas à região de Le Marche, em Itália, e à região da Małopolska, na Polónia.

As ações promovidas são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.