TÂMEGA E SOUSA REFORÇA APOSTA NO MERCADO ESPANHOL

Depois de ter participado no Fórum Gastronómico de Girona em 2017, o Tâmega e Sousa reforça a sua política estratégica de promoção da Região no mercado Espanhol, marcando presença de 11 a 13 de novembro na Gastrónoma 2018 – Feira Profissional de Gastronomia, em Valência.

Esta ação – realizada no âmbito do projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’, o qual reúne a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa (entidade organizadora desta iniciativa), o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Dolmen e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto – contempla uma forte divulgação e promoção de diversos produtos agroalimentares da Região, contando com um espaço de 32m² dedicado a mostras, provas e degustações. A título de exemplo refere-se o vinho, a doçaria tradicional, o mel, os queijos e os licores.

Da programação é de notar a realização de showcookings – programas de cozinha regional ao vivo – conduzidos pelo Chef José Pinto e pelo Chef Joaquim Gomes, os quais irão apresentar algumas das iguarias do território, tendo por base produtos do mesmo, com destaque para o Capão à Freamunde.

Realça-se, também, a presença dos enólogos Elisabete Silva e António Sousa que irão fazer provas técnicas de Vinhos Verdes do Tâmega e Sousa. Na verdade, o Vinho Verde – símbolo distintivo deste território – terá um lugar de relevância no espaço, uma vez que o Tâmega e Sousa é o seu maior produtor e exportador, sendo responsável pela produção de cerca de 50% deste néctar fresco de aromas e sabores singulares, único no mundo.

A Gastrónoma é um evento apenas para profissionais, cuja última edição registou cerca de 15.000 visitantes, e que abrange diversas áreas da gastronomia, tais como restauração, hotelaria, catering, panificação, pastelaria, produtos gourmet, produtos e serviços auxiliares, chefs e enologia.

Recorde-se que esta é já a 14ª ação de marketing territorial promovida pelo projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’. No seu histórico de representações é de mencionar a Fête des Vendanges de Montmartre (Paris, 2017 e 2018) e o Marché Portugais à Cenon (Bordéus, 2018), em França; o Festival Arcu Atlánticu (Gijón, 2016, 2017 e 2018), a FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2017) e o Fórum Gastronómico de Girona, em Espanha (2017).

Quanto a organizações de certames, o Território conta com mostras promocionais no Consulado Geral de Portugal em Paris e na Embaixada de Londres no Reino Unido; e também com a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

A Região tem também apostado em ações de benchmarking internacional e disseminação de boas práticas, contando já com visitas à região de Le Marche, em Itália, e à região da Małopolska, na Polónia.

As ações promovidas são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.