TÂMEGA E SOUSA REFORÇA PRESENÇA NO LUXEMBURGO

Depois de ter organizado a I e II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos no Luxemburgo, em 2015 e 2016, a região do Tâmega e Sousa irá regressar ao grão-ducado para nova ação de marketing territorial, a 6 de dezembro.

A iniciativa terá lugar na Residência Oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, entre as 12h00 e as 15h00, tendo como foco a apresentação das potencialidades do Território – a Indústria de excelência, o Turismo exponencial e o Vinho Verde do Tâmega e Sousa. Um néctar único e singular deste território que integra cinco das nove sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, da qual é o maior produtor e exportador, sendo responsável por cerca de 50% da produção nacional.

Do programa assinala-se também, num contexto de networking empresarial/institucional, a realização de mostra enogastronómica que irá reunir tradicionais sabores e aromas à mesa, sob a assinatura do chef José Pinto e da enóloga Elisabete Silva – ambos do Tâmega e Sousa.

Esta ação é realizada no âmbito do projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’, o qual reúne a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Dolmen e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, em prol da internacionalização da região. No seu histórico de representações é de mencionar a Fête des Vendanges de Montmartre (Paris, 2017 e 2018) e o Marché Portugais à Cenon (Bordéus, 2018), em França; o Festival Arcu Atlánticu (Gijón, 2016, 2017 e 2018), a FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2017), o Fórum Gastronómico de Girona (2017) e a Gastrónoma (Valência, 2018), em Espanha.

Quanto a organizações de certames, o Território conta com mostras promocionais no Consulado Geral de Portugal em Paris e na Embaixada de Londres no Reino Unido; e também com a II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

A Região tem também apostado em ações de benchmarking internacional e disseminação de boas práticas, contando já com visitas à região de Le Marche, em Itália, e à região da Małopolska, na Polónia.

As ações promovidas são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.