VENCEDORES DO CONCURSO TÂMEGASOUSA JOVEM EMPREENDEDOR JÁ SÃO CONHECIDOS

VENCEDORES DO CONCURSO INTERMUNICIPAL ‘TÂMEGASOUSA JOVEM EMPREENDEDOR’ – DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA REDE DE APOIO À ATIVIDADE ECONÓMICA DO TÂMEGA E SOUSA, A QUAL CONTA COM O APOIO DO CONSELHO EMPRESARIAL DO TÂMEGA E SOUSA – FORAM DIVULGADOS A 14 DE JUNHO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTELO DE PAIVA.

 

BRL – Three in one e Sun2Dry, Agroturismo e Aquaponia. São estas as ideias vencedoras do “Concurso Intermunicipal TâmegaSousa Jovem Empreendedor” nas primeiras, segunda e terceira posições, respetivamente.

Os prémios foram entregues a 14 de junho na Escola Secundária de Castelo de Paiva, que assistiu à apresentação de 23 projetos vencedores dos Concursos Municipais TâmegaSousa Jovem Empreendedor, que decorreram entre os meses maio e junho nos concelhos do Tâmega e Sousa.

Desenvolvida pelas alunas Sara Correia e Ana Maia, do concelho de Felgueiras, a ideia BRL – Three in One, consiste num kit de maquilhagem “três em um”, composto por batom, rímel e lápis. O kit apresenta um formato compacto e os produtos podem ser recarregados.

A ideia Sun2Dry, apresentada pelas alunas Francisca Santos e Antónia Pinto, do concelho de Amarante, propõe a construção de um sistema de desidratação solar de frutas e legumes, constituído por 95% de materiais reutilizados e utilizando apenas energias renováveis.

Leandro Pereira, do concelho de Resende, apresentou a ideia Agroturismo, que consiste na criação de uma unidade de alojamento de turismo no espaço rural que, tal como o nome indica, seria dedicada ao agroturismo, incrementando assim o turismo em zonas rurais de pequena dimensão.

Por último, a ideia Aquaponia, desenvolvida pelo aluno João Martins, do concelho do Marco de Canaveses, consiste em facultar informação e apoio aos produtores que adotem a aquaponia, um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura tradicional com a hidroponia (cultivo de plantas em água). O objetivo é aumentar o número de produtores aquapónicos, influenciando positivamente o setor agrícola e económico.

Este concurso, bem como os concursos municipais, inseriram-se no âmbito do programa de sensibilização e apoio ao empreendedorismo jovem – o TâmegaSousa Jovem Empreendedor –, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os municípios e escolas do território.

O programa, que decorreu entre fevereiro e junho, contou com a participação de mais de 1000 alunos do 12.º ano do ensino profissional de cerca 30 escolas da região.

Formação em sala de aula e online, mentoria e acompanhamento do trabalho dos alunos foram algumas das ferramentas utilizadas pelo programa TâmegaSousa Jovem Empreendedor para fomentar uma atitude empreendedora entre os jovens, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais fundamentais para a criação de ideias e negócios de sucesso.

Além da criatividade e da inovação, o espírito de equipa foi também considerado uma peça fundamental do programa, já que os alunos tiveram de trabalhar em grupo e apresentar uma ideia de negócio conjunta. As melhores ideias foram selecionadas para um concurso municipal, que decorreu em cada município, tendo os vencedores ficado apurados para Concurso Intermunicipal TâmegaSousa Jovem Empreendedor.

O TâmegaSousa Jovem Empreendedor surge no alinhamento de um conjunto de ações de capacitação e de estímulo do empreendedorismo que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: CIM do Tâmega e Sousa