“O nosso principal objetivo é fazer chegar mais longe e mais alto a voz dos nossos associados”

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, organismo fundado em 1920, tem como missão “representar a classe empresarial e promover a satisfação dos associados, orientando-os e instruindo-os de forma a que continuem a dar o seu imprescindível contributo para o desenvolvimento da região” onde está implementada.

Casimiro Magalhães Costa, Vice-Presidente da Direção desta  Associação,  explica o que tem sido feito na defesa dos interesses dos associados e na promoção do desenvolvimento empresarial.

Que análise faz do panorama empresarial do território que a associação abrange?

O tecido empresarial desta região procura adaptar-se às sucessivas mudanças com que se depara neste momento. A Associação Empresarial pretende ser um instrumento de apoio à vida económica dando apoio total ao tecido empresarial. Temos empresários com visão e empresas que se preparam para os desafios existentes na qual procuramos delinear novas estratégias.

O nosso objetivo é que os cidadãos privilegiem as empresas e o comércio de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

De que forma é que a associação tem ajudado as empresas, suas associadas?

A Associação tem ajudado as empresas associadas de diversas formas, através do departamento de formação da Associação Empresarial, uma vez que oferece às empresas associadas, empregados e desempregados, um leque formativo muito variado, contribuindo para o desenvolvimento de competências que permitam a modernização económica e empresarial. Pretende, de igual forma, dar resposta à crescente necessidade dos trabalhadores se adaptarem a novos contextos laborais.

Temos um plano de internacionalização, elaborado especialmente para os nossos associados, que possa corresponder à sua realidade empresarial e que permita aceder a novas oportunidades de negócio em novos mercados.

Para quem tem uma carreira profissional e pretende certificar as suas competências, no Centro Qualifica da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, encontra uma oferta diversificada, sendo possível, em função do seu perfil e experiência, realizar um processo de RVCC Profissional ou de Dupla Certificação ou encaminhamento para processos de qualificação ajustados.

Tem ainda o projeto “Associação Dinamiza”, que pretende ser um ponto de encontro entre a associação e todos os seus associados com sessões de esclarecimento, workshops, conversas informais…

A Associação é, hoje, reconhecida na região e por todos os organismos nacionais e associativos, públicos ou privados, pelas suas ações de informação, formação, divulgação e sensibilização, sempre com o objetivo principal de fazer chegar mais longe e mais alto a voz dos seus associados.

Do plano de atividades, que dinâmicas se têm destacado?

Esta Instituição tem, desde há alguns anos, tentado ajudar os empresários na sua internacionalização e nesse sentido, como já foi referido anteriormente, existe um plano de internacionalização elaborado especialmente para os nossos associados, orientado para que possa efetivamente corresponder à realidade empresarial deles.

O que se pretende, essencialmente, é que se consiga entrar em novos mercados e seja possível aceder a novas oportunidades de negócio.

A Associação Empresarial é proprietária de duas Escolas Profissionais, a Escola Profissional de Fafe e a Escola Profissional CISAVE de Guimarães, na qual desenvolve formação profissional orientada para as necessidades do tecido sócio económico da região e para as expectativas dos jovens.

Esta Associação Empresarial procura defender os interesses dos associados e promover o desenvolvimento empresarial, e soube adaptar-se às sucessivas mudanças com que se foi deparando ao longo dos anos.

Que projetos estão em curso?

Temos um conjunto de projetos em execução, que vão de encontro às necessidades de todos os sectores de comércio, indústria e turismo.

Esta Associação é o resultado de uma congregação de esforços que garantem o seu desenvolvimento e permitem atingir os seus objetivos. O nosso grande desafio é dar continuidade aos processos de inovação, crescimento e internacionalização para desta forma aumentar a competitividade das empresas, que são o motor do desenvolvimento económico.

Que outras dificuldades/desafios são mais sentidos pela associação?

Esta crise pandémica provocou profundas alterações na nossa economia e na nossa sociedade. Nesta fase, será muito importante que o estado, as empresas e os cidadãos em geral estabeleçam um novo contrato de competência e confiança que permita encontrar as respostas adequadas para um conjunto de problemas que vão surgindo.

No que concerne ao período de crise, esta Instituição foi procurar soluções perante estas adversidades, designadamente, procuramos auxiliar as empresas a perceberem o caminho que devem seguir, delineando novas estratégias e procurando apoios e parcerias para as colocar em prática. E aqui, mais uma vez, procuramos apoiar os nossos associados quer nos seus projetos de internacionalização, quer na qualificação das empresas.

FAZEM PARTE DO CONSELHO EMPRESARIAL DO TÂMEGA E SOUSA AS SEGUINTES ASSOCIAÇÕES: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVAASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE AMARANTEASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE BAIÃO, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE CINFÃES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FAFE, CABECEIRAS DE BASTO E CELORICO DE BASTOASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FELGUEIRASASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO MARCO DE CANAVESESASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PAÇOS DE FERREIRAASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PENAFIELASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VILA MEàE A ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DE LOUSADA.