Dia Mundial do Turismo 2022

Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que se assinala hoje, a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu como tema “Repensar o Turismo” e desafia governos, empresas e comunidades locais a preparar um futuro melhor para este setor.

O Turismo, que foi fortemente penalizado nos últimos anos, encontra-se agora em recuperação e, mais do que nunca, é-lhe reconhecido um papel fulcral no impulso da recuperação económica de cada país. 

A OMT defende a necessidade de “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar” e que, de forma partilhada, se crie “um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Esta é a premissa também do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, promovendo continuamente um trabalho de capacitação e qualificação, como é o caso das ações de formação em Inglês Técnico e Espanhol Técnico –  desenvolvidas em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Ou, o projeto de Formação-Ação CETS ‘Melhor Turismo 2020’ promovido com o apoio da CTP – Confederação do Turismo de Portugal, e que tem vindo a disponibilizar apoio à readaptação, consolidação e qualificação das PME’s do setor turístico, com consultoria personalizada e formação certificada.

Sabemos que é possível aumentar os índices de qualidade e estamos confiantes que juntos faremos a diferença na criação de valor no Turismo do Tâmega e Sousa.

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, 27.09.2022

Imagem: Município de Amarante