AEMarco esforça-se por marcar a diferença rumo ao progresso económico e social

A Associação Empresarial de Marco de Canaveses – AEMarco foi constituída a 26 de maio de 1945 e tem como objetivo principal “zelar pelos ideais dos seus associados e da comunidade empresarial local, através da auscultação, representação e defesa dos seus interesses, tendo sempre em vista o progresso económico e social”.

Manuel Pereira Ferreira, Presidente da Direção desta Associação, faz um balanço da atividade e reforça que os associados da AEMarco têm à sua disposição “diversos serviços departamentais para lhes prestar o devido apoio técnico e fornecer todas as informações que considerem necessárias”. Outro serviço de destaque é o GIP – Gabinete de Inserção Profissional do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, “que presta apoio não só a desempregados, mas sobretudo, às empresas do nosso concelho, através do recrutamento e divulgação das suas ofertas de emprego, como ainda, no esclarecimento acerca de medidas de apoio à contratação, estágios e outros projetos”.

Que análise faz do panorama empresarial do território que a associação abrange?

A AEMarco compreende um conjunto de empresas de diversos sectores diferentes. Ainda assim, podemos destacar que o concelho do Marco de Canaveses é muito forte sobretudo no ramo da indústria têxtil, da construção civil e da extração e transformação da pedra, havendo claro, muitas outras áreas cá representadas, desde comércio, serviços, restauração, eventos, etc.

A localização do nosso concelho é excelente, pois estamos perto do Porto e de outros grandes centros urbanos, temos bons acessos, um rápido e cómodo serviço de transporte ferroviário, que permite aos nossos empresários uma maior capacidade de deslocação e de possíveis trocas comerciais.

De que forma é que a associação tem ajudado as empresas, suas associadas?

Uma das atividades que a AEMarco considera fundamental e que tem levado a cabo nos últimos anos é precisamente a auscultação dos problemas e também das sugestões de melhoria dos seus associados.

É importantíssimo conhecer a realidade empresarial, ir ao terreno também, pois consideramos que só estando a par dos desafios que as empresas atravessam é que conseguiremos apoiar na progressão das suas atividades económicas.

Para além dos serviços que temos disponíveis nas nossas instalações, temos vindo a realizar alguns eventos e a estabelecer parcerias com outras entidades e centros de formação, pois consideramos que a colaboração é o caminho certo para a sustentabilidade e para o crescimento.

Do plano de atividades, que dinâmicas se têm destacado?

Nos últimos dois anos, devido à pandemia do Covid-19, tivemos de reajustar o nosso plano de atividades. Felizmente, em 2022, regressamos em força! Assim, destacamos o Concurso “Marcoense como Nós”, uma parceria com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses cujo objetivo é promover o comércio local.

Em 2021, na edição de Natal, foram atribuídos 28 prémios em sorteio, no valor total de 7 mil euros, aos clientes participantes. Foram também recompensadas três empresas aderentes com prémios relacionados com a transição digital. Este ano, já nos encontramos a preparar a próxima edição de Natal deste Concurso.

Promovemos ainda, também em parceria com o município, o Concurso “Montras de Natal”, uma iniciativa que pretende embelezar e valorizar os estabelecimentos comerciais do Marco de Canaveses durante a época natalícia, e que após serem avaliados por júri, serão premiados. Este ano, esperamos voltar a realizar essa iniciativa também.

Quais as ações previstas para 2022 e projetos em curso?

Em 2022, gostaríamos de continuar a dinamizar os concursos já mencionados, em conjunto com a Câmara Municipal, pois são sempre boas oportunidades de promover as empresas locais e atrair visitantes ao Marco de Canaveses.

Já há dois anos que não realizamos a “Festa da Francesinha” e seria um gosto avançar novamente com esse grande evento, mas ainda é cedo para o dizer. No entanto, promovemos a Festa dos Bons Petiscos e do Vinho Verde em duas ocasiões distintas, nas Festas do Marco e na Noite Verde, em parceria com o município, e ainda, o Desfile de Moda.

Que dificuldades/desafios são mais sentidos pela associação?

A pandemia do Covid-19 acabou por fragilizar grande parte das empresas marcoenses, de diferentes atividades, e as associações empresariais não foram exceção. Foi uma fase complicada e os próximos anos também o serão.

Outro dos grandes desafios que a AEMarco enfrenta é a conquista de novos associados, seja pelo desinteresse pelo trabalho das associações, seja pelo facto de pagar quotas ser um gasto adicional que não pretendem ter.

É certo que, no futuro, procuraremos marcar a diferença junto dos empresários marcoenses, para que olhem para as associações empresariais como suas parceiras no caminho rumo ao crescimento económico e social.

Fazem parte do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa as seguintes associações: Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, Associação Empresarial de Amarante, Associação Empresarial de Baião, Associação Empresarial de Cinfães, Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, Associação Empresarial de Felgueiras, Associação Empresarial do Marco de Canaveses, Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Associação Empresarial de Penafiel, Associação Empresarial de Vila Meã e a Associação Industrial de Lousada.