Natal 2022 no Tâmega e Sousa

A aposta na promoção do comércio local e de apoio ao tecido empresarial na época natalícia criou dinâmica nos municípios do Tâmega e Sousa.

Associações Empresariais e Municípios desenvolveram diversas iniciativas, entre campanhas, concursos e atividades, para animar as ruas e as pessoas.

AMARANTE

‘Amarante Cidade Natal’ foi o nome da iniciativa da Associação Empresarial de Amarante com o apoio do Município de Amarante e que incluiu animação nas ruas e muitas surpresas. Um dos pontos fortes foi a Casa do pai natal, na Alameda Teixeira de Pascoaes.

Entre os dias 16 e 23 de dezembro, a Associação Empresarial de Vila Meã  também proporcionou um conjunto de iniciativas natalícias de incentivo ao consumo no comércio local: O Natal na Linha Encantada.

Dinamizada com o apoio do Município de Amarante, a iniciativa incluiu a chegada do Pai Natal, animação com duendes, música ao vivo, Night Christmas, desfile de motas e bicicletas. No fim de semana de 16 e 17 de dezembro, o comércio esteve aberto até mais tarde, em ambiente de ‘Noite Encantada de Natal‘.

BAIÃO

A AEBaião e a Freguesia de Campelo e Ovil levaram a cabo, com o apoio do Município de Baião, um fim-de-semana com atividades natalícias.

O programa do ‘Magia de Natal em Baião’ aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro e o objetivo, mais uma vez, foi atrair a população à vila de Baião, apoiando assim o comércio local e criando dinâmicas alusivas à época natalícia.

CASTELO DE PAIVA

‘Este Natal ofereça Castelo de Paiva e Compre no Comércio Local!‘ é o convite da campanha de promoção do comércio local e tradicional, em vigor até 31 de dezembro, e em que a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva é parceira do Município de Castelo de Paiva .

Ao fazer compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes têm recebido senhas de participação para o sorteio. Esta iniciativa junta-se a muitas outras já decorridas e que têm contribuído para dinamizar a vila, com: teatro, música, circo, feira agrícola de Natal, espetáculos de patinagem e de dança, animação nas ruas, entre outras. 

A 7 de janeiro vai realizar-se mais uma edição dos ‘Cantares das Janeiras‘.

CELORICO DE BASTO

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto deixou o convite a que todos apoiassem o comércio local ao fazer compras nas lojas de proximidade.

CINFÃES

O Município de Cinfães convidou à visita da Aldeia do Pai Natal, na aldeia da Gralheira, em Cinfães, nos fins de semana de 10, 11, 17 e 18 de dezembro.

FELGUEIRAS

A Associação Empresarial de Felgueiras deu início às atividades de Natal a 1 de dezembro, com a campanha “Compre no Comércio Local e ganhe a sua Prenda de Natal!”.

Esta ação incluiu: Cheques Prenda do Comércio Local, para que as empresas de todos os setores de atividade mantenham a “tradição de Natal” de oferecer cheques prenda aos seus colaboradores e/ou clientes, a gastar nas lojas do comércio local e/ou nos restaurantes de Felgueiras (aderentes); kits de merchandising entregues a cada loja aderente, com diversos materiais adaptados à campanha; forte animação nas ruas; um carrossel para os mais pequenos e ainda um Desfile do Pai Natal Motard, realizado no dia 17 de dezembro.

LOUSADA

O Município de Lousada convidou à visita através do programa de atividades ‘Lousada Vila Natal’, que incluiu iniciativas com associações locais, um desfile de Pais Natais, mercado e concerto. Até 1 de janeiro há uma pista de gelo na Avenida Sr dos Aflitos.

MARCO DE CANAVESES

A AEMarco associou-se ao Município de Marco de Canaveses numa iniciativa de incentivo às compras no comércio local, com os clientes a habilitarem-se a ganhar prémios no valor total de 10.000€. A ação prolongou-se até às vésperas do Natal (20 de dezembro).

PAÇOS DE FERREIRA

Para assinalar esta época festiva do Natal, a AEPF – Capital Do Móvel está a promover três concursos: o ‘Melhor Chocolate Quente‘ (que elege o melhor chocolate quente dos estabelecimentos aderentes); o ‘Melhor Bolo Rei‘ (que elege o melhor bolo rei dos estabelecimentos aderentes); e ‘A Minha Montra é Melhor que a Tua‘ (que elege as duas melhores montras dos estabelecimento aderentes – uma por eleição de um júri, outra por votação do público no Facebook).

PENAFIEL

A Associação Empresarial de Penafiel , em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel, dinamizou o ‘Penafiel Cidade Natal ‘22’, com muitas atividades como a Casa do Pai Natal, mercadinho de Natal, mini concertos, oficinas, entre outras iniciativas. Destaque ainda para o Canto Solidário de Natal, que promoveu uma recolha de Bens Alimentares para entregar a três instituições de solidariedade social que apoiam os seniores do concelho de Penafiel.

RESENDE

A Associação Empresarial de Resende e o Município de Resende também lançaram uma iniciativa de incentivo às compras no comércio local e um concurso de montras.