Workshops para Fomentar o Empreendedorismo Regional arrancam a 29 de setembro

Começa no próximo dia 29 de setembro o ciclo de workshops Fomento do Empreendedorismo NRN – Novo Rumo a Norte. São 16 sessões de trabalho que visam dotar as organizações em prol do empresariado do Norte com ferramentas eficazes de promoção do empreendedorismo a nível local e regional.

Os workshops destinam-se particularmente aos dirigentes e técnicos superiores de associações empresariais locais e regionais, conselhos empresariais e comunidades intermunicipais do Norte e têm como principal finalidade a abordagem de ações dinâmicas para o fortalecimento de redes colaborativas de escala regional. Os participantes terão a oportunidade de conhecer em profundidade técnicas que visam incrementar a prestação de apoio ao empreendedorismo, nomeadamente através da plataforma Novo Rumo Norte (www.novorumoanorte.pt), um projeto desenvolvido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal para esse fim.
O primeiro workshop sobre a “Plataforma Novo Rumo a Norte & RIS3” realiza-se na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, na Casa das Artes em Felgueiras, entre as 9 horas e as 13 horas, e destina-se a todos os intervenientes da sub-região do Tâmega e Sousa. Da parte da tarde realiza-se, no mesmo local, o segundo workshop sobre “Negócios e Redes Colaborativas”, que começa às 14 horas e termina às 18 horas.
A região do Alto Minho recebe também a 30 de setembro dois workshops que replicam o formato dos dois primeiros. Estas ações decorrem em Viana do Castelo, na Open Space, Marina de Viana do Castelo, CEVAL. A 12 de outubro, os workshops decorrem na região do Cávado e do Ave, em Esposende, CEDRAC.

Os workshops para a NUT do Cávado decorrem no dia 13 de outubro, em Vila Verde, no IEMinho. A sede do NERBA, em Bragança, recebe a 14 de outubro, as ações organizadas para Trás-os-Montes.

No dia 20 de outubro as sessões destinam-se à Área Metropolitana do Porto, e decorrem no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira.
Os workshops Fomento do Empreendedorismo integram a semana europeia das PME, uma iniciativa anual da Comissão Europeia, dinamizada no âmbito do ‘Small Business Act’, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na Europa, através da promoção de espaços de informação, conhecimento e parceria em toda a União Europeia.

O projeto NRN é cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e conta com o apoio do Banco BIC.