Moçambique continua a representar um mercado de oportunidades para as empresas

Empresários do Tâmega e Sousa visitaram Maputo e Beira, em Moçambique, de 02 a 08 de outubro, no âmbito do projeto de apoio à internacionalização – tams/in – promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS).

A iniciativa teve como objetivo conhecer in loco o ambiente de negócios do país, detetar oportunidades e dar continuidade ao trabalho iniciado aquando a missão empresarial inversa, ocorrida em julho deste ano. Neste sentido foram encetadas diversas reuniões business to business com empresas moçambicanas, de acordo com o perfil de cada empresa participante. Paralelamente foram desenvolvidos contactos com entidades locais – nomeadamente com a delegação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Maputo, a fim de identificar e conhecer os principais operadores do mercado no setor de cada empresa, concorrência e perfil dos consumidores moçambicanos.

A respeito desta visita, o vice-presidente do Conselho Fiscal do CETS e presidente da Associação Empresarial de Baião (Paulo Portela), o qual acompanhou a comitiva na qualidade de empresário, destacou: “Moçambique continua a ser um mercado de oportunidades para as empresas do Tâmega e Sousa, em particular do cluster da Construção, Têxteis, Calçado e Agroalimentar. Como se verificou ao longo da semana, o país apresenta nestes domínios carências que poderão ser aproveitadas pelos empresários da região, desde que devidamente informados e preparados para apostar neste mercado”.

Demonstrando o interesse e as oportunidades para as empresas portuguesas salienta-se nos resultados associados à Missão, a formalização de uma joint-venture ligada à construção modular e a preparação de uma outra relacionada com a cultura em hidroponia. Destacam-se também contactos relevantes para o setor da metalomecânica ligeira, extração de pedra natural, bem como no comércio de peles.

A Missão terminou com a assinatura de um protocolo de cooperação do CETS com a Câmara de Comércio de Moçambique – entidade apostada no relançamento da economia moçambicana e cooperação com o nosso país.