Associações Empresariais apresentam Manifesto em Defesa da Competitividade do Setor do Granito

A Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), o Conselho Empresarial (CETS), em representação das Associações Empresariais do Tâmega e Sousa com responsabilidade na fileira do Granitos, entre outros núcleos empresariais*, subscreveram um manifesto em defesa da competitividade do setor, o qual foi entregue ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida (Dr.).

 

Os organismos citados solicitam ao Governo a análise e alterações legislativas nos seguintes domínios: extinção das cauções bancárias, exigidas aquando a abertura ou ampliação do negócio; gasóleo industrial bonificado; revisão da lei dos explosivos, nitidamente desajustada à realidade das atividades desenvolvidas pelo setor; e, revisão do custo no produto final derivado aos encargos com as ex-SCUTS.

Segundo o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), “esta assinatura representa uma grande responsabilidade. Temos de pugnar um setor relevante da nossa economia regional e que contribui notavelmente para o saldo positivo entre exportações e importações, sob pena deste asfixiar por falta de competitividade perante outros mercados internacionais, nomeadamente a China, Índia e Turquia”. Face a este cenário, os subscritores desta iniciativa acreditam que as reivindicações serão atendidas pela tutela.

Portugal ocupa o 9º lugar no ranking mundial dos países produtores de pedras natural , sendo reconhecido o seu forte contributo, quer na criação de riqueza, quer na criação de postos de trabalho.

A Indústria do Granito (extração e transformação) – uma das mais antigas atividades económicas do país – exporta para 116 países, registando em 2013 uma produção de mil milhões de euros.

O documento foi apresentado a 1 de agosto, em Vila Pouca de Aguiar.

* AECORGO – Associação Empresarial do Corgo; AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira; AEMINHO-Associação Empresarial do Minho; AEP-Associação Empresarial de Penafiel; CEVAL- Confederação Empresarial do Alto Minho; NEMB- Núcleo Empresarial de Mondim de Basto; NERBA- Associação Empresarial do Distrito de Bragança; NERGA- Núcleo Empresarial da Região da Guarda; NERVIR-Associação Empresarial de Vila Real