Apresentação do Estudo ‘Haciendo Negocios en Colombia 2016’ contou com a presença do Embaixador da Colômbia em PT

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa apresentou Estudo de Acesso ao Mercado Colombiano – “Haciendo Negocios en Colombia’2016” – em Sessão de Capacitação sobre o país, a 16 de dezembro, na Casa das Artes, em Felgueiras.

A iniciativa que contou com a presença do Embaixador da Colômbia em Portugal (Germán Santamaría Barragán) e com o testemunho de empresários, surge no âmbito do projeto CETS de apoio à internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME’s), tams/in.

Na ocasião, o presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), Nuno Martins da Fonseca,  salientou: “No tams/in a estratégia refletir-se-á ao nível da promoção da excelência da nossa produção, assim como pelo despertar nos nossos empresários da vontade de competir no mercado global com novos produtos, concebidos na região do Tâmega e Sousa, mas pensados para o mundo. Sabemos que não será um caminho fácil, mas é seguramente um caminho incontornável, de modo a nos mantermos competitivos num cenário extraordinariamente complexo como é o criado pela globalização”.

O dirigente enfatizou, também, os motivos que levaram à seleção do mercado Colombiano como destino estratégico, nomeadamente  “o seu crescimento económico e o expressivo aprofundamento da sua classe média” – alicerçados num “clima de progressiva segurança e visão de mercado e de abertura aos fluxos internacionais” – os quais têm “alimentado um ciclo expansionista de investimento produtivo e consumo, gerador de oportunidades para as empresas locais”. Opinião partilhada pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Germán Santamaría Barragán, o qual sublinhou que passará a ser “embaixador da região na Colômbia”.

É de notar que até outubro de 2015 os empresários portugueses exportaram 52,2 milhões de euros.