Projeto Europeu ‘NEET’ termina com apresentação de Guia para Jovens Empreendedores e Lançamento de Website


New Eyes and Toys – projeto europeu ao nível do Empreendedorismo Jovem que conta com a participação do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), o município de KLIS, na Croácia (líder do projeto) e a Associazione Culturale Malik – associação localizada em Gavoi, Sardenha, Itália – chega agora ao fim com sessão de divulgação e apresentação do Guia para Jovens Empreendedores (GFYW – Guide for Youth Workers – I used to be a NEET), que teve lugar na Croácia.

O evento que reuniu jovens, empresários, representantes de diversas organizações e unidades do governo, contou com mais de 100 pessoas, tendo sido apresentadas ferramentas e metodologias inovadoras orientadas para os negócios – elementos “essenciais para identificar, compreender e aproveitar vantagens de oportunidades circundantes”, como refere o Guia GFYM.

O dia foi dedicado a web-conferences com os parceiros do projeto (CETS e Associazione Culturale Malik), ao NEET Fair (apresentações efetuadas pelos jovens NEET participantes) e a debates direcionados para diferentes temáticas: mercado de mercado e oportunidades, desemprego e impacto das políicas de emprego, recrutamento (candidaturas, entrevistas, como criar um curriculum vitae eficaz, competências pessoais) e empreendedorismo.

Durante o mês de março será apresentado o website oficial do projeto (www.neet-up.eu) , em Cagliari, na Sardenha. A plataforma interativa conta com três sub-páginas que irão facultar informações sobre oportunidades de emprego/criação de novos postos de trabalho no Tâmega e Sousa (www.startuptams.com), na Dalmácia (www.startupklis.com) e regiões de Barbagia (Sardenha,  www. startup barbagia.com). De igual modo irá contemplar a disponibilização de um fórum interno, a fim de facilitar a conexão entre todos os stakeholders (jovens, empregadores e parceiros).

Recorde-se que o projeto NEET visa despertar o sentido de cidadania e a participação ativa nas regiões que o acolhem, encorajado pelo facto de que outras pessoas procuram soluções para os mesmos problemas. Paralelamente pretende inspirar a iniciativa e o empreendedorismo jovem, utilizando um conjunto de metodologias que ajudam a identificar, compreender e aproveitar vantagens de oportunidades circundantes.

Segundo as instituições envolvidas no projeto, o NEET contribuiu para uma “melhoria global das competências dos participantes, não apenas do ponto de vista da criação de um negócio ou projeto social, mas também ao nível do desenvolvimento de soft-skills, incluindo trabalho de equipa e comunicação” – situação que promoveu a “melhoria geral das suas oportunidades de emprego”.

Os conteúdos do projeto incluíram: Business Model Canvas; Projetos Comerciais / Sociais; Mercado enquanto Base de Inovação; Grupos versus Equipas; Tomada de Decisão e Liderança; Gestão de Tempo e Conflitos; Comunicação; Apresentações, Pitches Pessoais e Perfis em Redes Sociais.