Região do Tâmega e Sousa encontra oportunidades de negócio na Colômbia

No âmbito do projeto de apoio à internacionalização das empresas (tams/in), o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu missão empresarial a Bogotá e Medellín, Colômbia. De 14 a 20 de março, a comitiva CETS – constituída por empresas do setor dos Vinhos, Têxtil e Vestuário, Ambiente e Construção – levou alguns dos exemplos do que melhor se faz na região até à Colômbia e contactou com o ambiente de negócios do país.

O desenvolvimento da cooperação bilateral, a identificação de oportunidades de negócio e de potenciais parcerias com os empresários locais foram os objetivos basilares da viagem. Segundo o Diretor Executivo do CETS, Paulo Dinis, a Missão Empresarial contemplou “cerca de 15 reuniões individuais one-to-one com empresários colombianos – de acordo com o perfil de cada empresa participante, que se revelaram bastante produtivas. Muitas delas traduziram-se mesmo em intenções tangíveis de negócio”. A viagem consagrou também “cinco reuniões institucionais, nomeadamente com a Embaixada Portuguesa em Bogotá (em particular com o Sr. Embaixador, Dr. João Almeida), com a delegação local da AICEP (na pessoa do Sr. Dr. Paulo Borges), assim como com outras Entidades Governamentais. Estas atividades revelaram-se fundamentais no sentido de obter apoio especializado e conhecer os principais operadores do mercado – no setor de cada empresa -, sua concorrência e perfil dos consumidores colombianos”, contou ainda.

 

É de notar que os vinhos verdes do Tâmega e Sousa assumiram um destaque especial numa das iniciativas organizadas: um jantar vínico – montra gastronómica da região – que contou com cerca de 20 empresários locais e da diáspora portuguesa na Colômbia.

A preparação de uma Missão Empresarial inversa foi também um dos objetivos inscritos nesta Missão e permitiu sensibilizar os empresários colombianos para uma visita de contacto e negócio a Portugal onde, no próximo mês de maio, será dada sequência às abordagens comerciais encetadas.

A visita da comitiva portuguesa foi alvo de grande cobertura noticiosa, sendo inclusivamente objeto de reportagem pela televisão colombiana conforme se evidencia aqui.

Recorde-se que o projeto tams/in visa envolver um conjunto de empresas num programa estruturado de intervenção até ao final de 2016, estando previstas diversas ações de promoção, consultoria especializada e acesso a 4 mercados internacionais estratégicos: Colômbia, Polónia, Moçambique e China.

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