PROJETO DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO TERMINA BIÉNIO COM ÓPTIMOS RESULTADOS

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu Sessão de Encerramento da Primeira Edição do Projeto de Apoio à Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (tams/in) a 29 de dezembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG -IPP), em Felgueiras.

Lançada em 2015, esta edição do tams/in chega agora ao fim apresentando “óptimos resultados, os quais se traduzem em mais cooperação, mais sinergia, mais e melhor conhecimento (em particular sobre a temática-base do projeto: a internacionalização dirigida para mercados selecionados) e mais negócio para o tecido empresarial do Tâmega e Sousa”, como revela o presidente da instituição promotora, Nuno Martins da Fonseca. Um balanço amplamente positivo para esta fase de instalação de novos conceitos para a concorrência global e que determina a necessidade de dar continuidade a um projeto que “só faz sentido se garantir um trabalho de permanente apoio às empresas, face às exigências de um mercado global extremamente competitivo e mutável”, afirma  ainda. Daí que o CETS esteja já a desenvolver para o período de 2017-2018 uma edição de maturação do tams/in, a qual apresenta novamente a China, Polónia e Colômbia como mercados estratégicos e três novidades: Dinamarca, Argentina e Canadá.

Por sua vez, o consultor especialista em internacionalização e CEO da Finance XXI Consulting, José Marques da Silva, salienta que “os bons resultados alcançados, com este primeiro projeto, reforçam a convicção de que é fundamental trabalhar cada vez mais e melhor as competências para a internacionalização”. Pois, como acrescenta, para garantir “ganhos relevantes nos competitivos mercados internacionais e criar um efeito de demonstração, tão relevante para a região do Tâmega e Sousa, é necessário fortalecer as competências e as estratégias para a internacionalização”.

Recorde-se que o tams/in envolveu um conjunto de empresas num programa estruturado de intervenção, concretizando em 2016 quatro missões empresariais (Colômbia, Moçambique, Polónia e China) e missões inversas destes países à região do Tâmega e Sousa. Estas iniciativas foram suportadas por um acompanhamento de consultoria de proximidade, ações promocionais e pelo lançamento de quatro estudos de apoio à Internacionalização – guias de acesso aos mercados, práticos e muito úteis, disponíveis no website de modo gratuito: Doing Business ‘Haciendo Negocios en Colombia’; Doing Business – Moçambique; Doing Business ‘Robić interesy z Polska’ – Polónia; e, Doing Business – China/Guizhou.