TÂMEGA E SOUSA PROMOVE-SE EM ESPANHA

A gastronomia e os vinhos verdes do Tâmega e Sousa vão estar em destaque em Espanha. A região é o território convidado do Fórum Gastronómico de Girona, um dos mais importantes e prestigiantes eventos do circuito enogastronómico, que se realiza de 19 a 21 de novembro, no Palácio de Congressos e de Feiras de Girona.

Esta é mais uma ação promocional do território, desta feita no mercado espanhol, promovida pelo Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, constituído pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Durante estes três dias, o stand do Tâmega e Sousa será palco de diversas mostras de produtos e sessões de showcooking de gastronomia regional, pela mão de dois conceituados chefs da região: António Pinto, de Baião, atualmente chef do Restaurante de Tormes, localizado na Fundação Eça de Queiroz, depois de ter passado pelo Restaurante Largo do Paço da Casa da Calçada – Relais & Châteaux; e Pedro Machado, lousadense, a trabalhar na Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, e com um percurso que inclui o restaurante DOC, em Armamar.

A degustação dos pratos, confecionados com produtos premium da região, será complementada com provas de vinho verde do Tâmega e Sousa. A doçaria típica, os enchidos, os queijos, as compotas e o mel serão igualmente uma presença assídua no stand.

Paralelamente, serão dinamizados dois workshops de vinho verde, liderados pelos enólogos Jorge Mendes, da Quinta da Lixa, e Hugo Carvalho, da Casa das Hortas. Trata-se de uma iniciativa inserida no Fórum Vinho, uma programação especial do Fórum Gastronómico de Girona.

Os mais de 24 mil participantes registados na última edição traduzem a relevância do Fórum Gastronómico de Girona no contexto enograstronómico internacional. Ao longo dos últimos 18 anos, este certame converteu-se no ponto de encontro imprescindível para profissionais de gastronomia e vinhos e empresas do setor agroalimentar e turístico.

Espaço de excelência comercial, o Fórum Gastronómico de Girona representa para o Tâmega e Sousa uma oportunidade para estabelecer redes de contactos e captar novos clientes junto de um público especializado, entre o qual se destacam os distribuidores e compradores do setor alimentar, empresários da restauração e da indústria agroalimentar, centros de formação, chefs, enólogos, lojas especializadas, jornalistas e críticos gastronómicos e ainda o público gourmet.

Esta é já a oitava ação de marketing territorial promovida pelo Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, depois de a região ter marcado presença na Fête des Vendanges de Montmartre, em França, na FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias, em Espanha, no Festival Arcu Atlánticu 2016 e 2017, em Espanha, e na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, e de ter organizado uma mostra enogastronómica do Tâmega e Sousa no Consulado Geral de Portugal em Paris e a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

As ações promovidas pelo Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza” são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.