TÂMEGA E SOUSA PROMOVE AÇÃO DE BENCHMARKING A LA RIOJA

Depois de ter organizado as ações de benchmarking às regiões de Le Marche (Marcas), em Itália, e da Małopolska, na Polónia, o Tâmega e Sousa prepara-se para realizar nova ação desta tipologia, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, tendo como destino a região de La Rioja, em Espanha.

Sendo a temática desta visita a atividade vitivinícola e a horticultura, uma comitiva de empresários e produtores da região do Tâmega e Sousa ligados a estes setores irá deslocar-se a La Rioja, considerada a mais famosa e tradicional região vinícola do país vizinho.

Trata-se de um encontro territorial destinado a promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas entre empresários, esperando-se que possa vir a contribuir para a valorização da produção local e obtenção de conhecimentos em mercados externos.

Paralelamente, estão agendadas reuniões institucionais, nomeadamente com os alcaides de Arnedo e de Haro e com o delegado do governo de La Rioja, pelo que a comitiva será enquadrada por alguns autarcas do Tâmega e Sousa.

Esta iniciativa é promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, o qual também conta com a participação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

A par das visitas de benchmarking, o projeto conta no seu histórico de representações com participações na Fête des Vendanges de Montmartre (Paris, 2017 e 2018) e no Marché Portugais à Cenon 2018 (Bordéus), em França, na Gastrónoma (Valência, 2018), no Festival Arcu Atlánticu (Gijón, 2016, 2017 e 2018), no Fórum Gastronómico de Girona (2017) e na FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias (2017), em Espanha.

Quanto a organizações de certames, o território já dinamizou mostras promocionais no Consulado Geral de Portugal em Paris (2017), na Embaixada de Londres no Reino Unido (2018) e na Embaixada de Portugal no Luxemburgo (2018), bem como organizou a II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa (2016), também no Luxemburgo.

As ações promovidas pelo projeto “Tâmega e Sousa Internacionaliza” são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.