TÂMEGA E SOUSA REGRESSA À FÊTE DES VENDANGES DE MONTMARTRE

A região do Tâmega e Sousa vai estar novamente presente na Fête des Vendanges de Montmartre [Festa das Vindimas de Montmartre], que decorre em Paris, França, este fim de semana, de 11 a 13 de outubro. Esta é a terceira participação consecutiva do Tâmega e Sousa neste evento dedicado ao vinho e às suas tradições.

O espaço expositivo do Tâmega e Sousa estará integrado no “Percurso do Gosto – Le Portugal à Montmartre”, situado mesmo em frente à Basílica do Sacré-Cœur, onde são esperados os mais de 500 mil visitantes que o evento movimenta, e que o tornam um dos mais emblemáticos para a gastronomia regional e para os vinhos em Paris. Será, por isso, mais uma oportunidade para estes se (re) encontrarem com os sabores do Tâmega e Sousa, com natural destaque para o Vinho Verde, mas também para o fumeiro e enchidos, doçaria regional, o mel e os queijos, estando previstas ações de degustação ao longo de todo o evento.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) tem vindo a apostar na promoção da região no mercado francês, identificado como um dos mercados estratégicos no Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa. Exemplo disso foi a recente visita de uma comitiva empresarial francesa do setor têxtil a esta região, ocorrida em junho e organizada em articulação com a União das Indústrias Têxteis de França e com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), entidade com a qual a CIM do Tâmega e Sousa firmou um protocolo de colaboração em dezembro passado, mas também a participação da região no Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que decorreu em maio, em Paris, bem como a reunião realizada, na mesma altura, com representantes da CCIFP.

A estas acresce, como referido, a participação na Fête des Vendanges de Montmartre em 2017 e 2018 e no Marché Portugais à Cenon 2018, em Bordéus, assim como a realização de vários encontros empresariais em Paris, em 2018, e a organização de uma mostra promocional do Tâmega e Sousa no Consulado Geral de Portugal em Paris, em 2017.

Estas ações têm vindo a ser dinamizadas em parceria pela CIM do Tâmega e Sousa, pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG – P.Porto), repetindo-se a parceria nesta participação na Fête des Vendanges de Montmartre.

Nesta edição, o evento contará com um reforço da representatividade do nosso país – serão duas comunidades intermunicipais e 10 municípios –, o que é ilustrativo da aposta do Turismo de Portugal nesta ação e na sua estratégia para o mercado francês de alargar o leque de opções e encaminhar os franceses para fora dos grandes centros urbanos, a partir da gastronomia e dos vinhos. Paris é a principal cidade emissora de turistas franceses para Portugal, juntamente com Lyon e Nantes. Em 2018, o mercado foi responsável por 1,6 milhões de hóspedes, 4,5 milhões de dormidas e 2.726 milhões de euros de receitas turísticas. Prevê-se que, até 2021, o mercado francês para Portugal cresça mais 2,2%, acompanhado de igual aumento nos gastos turísticos. De França saem, por semana, 620 voos para Portugal.

A participação do Tâmega e Sousa na Fête des Vendanges de Montmartre insere-se na operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o CETS e a ESTG – P.Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: CIM do Tâmega e Sousa