COVID-19 | MEDIDAS DE APOIO ÀS EMPRESAS – Concursos abertos

[ABRIL 2020] O Governo lançou dois concursos**, no âmbito do Portugal 2020, para apoiar – de forma rápida e a fundo perdido –  empresas e entidades para a promoção da produção nacional de equipamentos e dispositivos médicos, testes e equipamentos de proteção individual associados ao combate à Covid-19, envolvendo empresas e instituições de I&DT.

Estas duas medidas asseguram a aprovação de projetos em apenas 10 dias úteis e uma taxa de apoio a fundo perdido entre os 80% e os 100% do valor dos custos elegíveis.

 

**AVISO N.º 14/SI/2020 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO PRODUTIVA – COVID 19 – PROJETOS INDIVIDUAIS*

Data de encerramento das candidaturas: 29/05/2020

Destinatários: empresas (PME e grandes empresas).

Objetivo »» apoiar projetos individuais em atividades inovadoras, que se proponham desenvolver um projeto de investimento nas seguintes tipologias:

a) inovação de produto (bens e serviços)

  • apoiar todas as empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços, focando-se em produtos destinados a combater a pandemia.

b) inovação de processo (novos métodos de fabrico, organizacionais ou de marketing e expansão da capacidade)

 

Área geográfica: Norte de Portugal, onde se insere a sub-região do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende)

*Este aviso tem afeta dotação específica ou majoração para os territórios de baixa densidade. No Tâmega e Sousa, são considerados territórios de baixa densidade: Amarante (Ansiães, Candemil, Gouveia (São Simão), Jazente, Rebordelo, Salvador do Monte, União das Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, União das Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei, União das Freguesias de Olo e Canadelo, e Vila Chã do Marão), Baião, Castelo de Paiva (Real e União das Freguesias da Raiva, Pedorido e Paraíso), Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses (Várzea, Aliviada e Folhada) e Resende.

 

__________

 

**AVISO N.º 15/SI/2020 – SISTEMA DE INCENTIVOS À ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURAS DE ENSAIO E OTIMIZAÇÃO (UPSCALING) – COVID 19 – PROJETOS DE I&D EMPRESAS

Data de encerramento das candidaturas: 29/05/2020

Objetivo »» apoiar atividades de I&D no contexto do combate à pandemia.

Destinatários: empresas e entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII).

Área geográfica: Norte de Portugal, onde se insere a sub-região do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende).

 

 

SAIBA MAIS em NORTE 2020

 

 

 

________

NOVO 
[ATUALIZADO A 15.05.2020]
PROGRAMA ADAPTAR PME \ SISTEMA DE INCENTIVOS À ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE DAS PME AO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
Data de encerramento das candidaturas: 30/06/2020

Objetivo »» apoiar os projetos individuais de PME (micro, pequenas e médias empresas) que visem o apoio à qualificação de processos, organizações, produtos e serviços, nomeadamente à adaptação da atividade empresarial às novas condições do contexto da doença COVID-19.

Destinatários: empresas de todos os setores de atividade, incluindo comércio e serviços, alojamento e restauração, indústria e transportes.

Taxa máxima de incentivo: 50%

INFO: COMPETE 2020

 

SISTEMA DE INCENTIVOS À ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE DAS MICROEMPRESAS AO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
DE 15/05/2020 ATÉ AO ESGOTAMENTO DA DOTAÇÃO.
Objetivo »» apoiar a adaptação de estabelecimentos, métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores, às novas condições de distanciamento físico no contexto da pandemia COVID-19, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas e das recomendações das autoridades competentes.
Destinatários: Micro Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que empreguem menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não excede 2 milhões de euros.
Taxa máxima de incentivo: 80%
INFO: COMPETE 2020