CETS apoia desempregados e entidades empregadoras através do GIP de Celorico de Basto

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) é a entidade promotora do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Celorico de Basto desde setembro de 2015 e desenvolve, até aos dias de hoje, ações de apoio a desempregados e entidades empregadoras.

O GIP de Celorico de Basto atua em estreita cooperação com o serviço de emprego de Amarante no desenvolvimento de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados. O principal objetivo desta estrutura de apoio ao emprego é apoiar os desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção/reinserção no mercado de trabalho. De notar que até ao momento foram intervencionados pelo GIP 4508 utentes.

Segundo o Presidente do Conselho Empresarial, Emídio Monteiro, esta valência vai ao encontro do sentido de missão do CETS, no apoio à capacidade empresarial da região.

“Estar ao serviço do tecido empresarial implica compromisso em encontrar respostas às necessidades do mercado. Mais emprego contribui para uma maior sustentabilidade dos negócios e fixação da população no território. O Conselho Empresarial mantém-se empenhado em ser parte do desenvolvimento regional.”

Emídio Monteiro

O apoio prestado aos desempregados incide na informação, apoio e acompanhamento na procura ativa de emprego através da realização periódica de sessões coletivas de informação, de divulgação de ofertas e planos formativos, assim como da realização de sessões coletivas de técnicas de procura de emprego e encaminhamento para ofertas de trabalho/formação. Para além destes serviços, destaque para o apoio no registo do IEFP online, no requerimento de subsídio de desemprego; no registo de anulação de inscrição/alteração de dados; ou, por exemplo, o acompanhamento à comunicação e entrega de baixas médicas.

O apoio prestado às entidades empregadoras traduz-se na captação de ofertas de emprego e respetivo acompanhamento para o preenchimento do(s) posto(s) de trabalho, no apoio na formalização de candidaturas às medidas de apoio para a contratação e, também, em visitas periódicas para divulgação dos serviços do GIP.

O GIP CETS encontra-se sediado na delegação concelhia da AEFafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.