“Estamos ao lado dos nossos associados e promovemos de forma regular o comércio tradicional”

A Associação Empresarial de Baião (AEB), organismo fundado em 1982, tem como missão “representar e defender os interesses comuns de todo o tecido empresarial de Baião, tendo em vista a promoção do desenvolvimento empresarial do concelho e da região que integra, fomentando o dinamismo empresarial e a satisfação das diversas necessidades dos seus associados, empresas e empresários”.

Maria Miguel Correia, Presidente da Direção desta associação, lembra o impacto de um 2020 atípico, a adaptação da associação a uma nova realidade e revela as formas de apoio empresarial em vigor.

Que análise faz do panorama empresarial do território que a associação abrange?

R: O território de Baião está em constante evolução empresarial, com a fixação e a criação de novas empresas, evolução essa no entanto morosa, em ritmo intermitente. Baião, sendo um território de baixa densidade, depara-se neste momento com uma grave falta de mão-de-obra qualificada que, por si só, trava a evolução das empresas.

De que forma é que a associação tem ajudado as empresas, suas associadas?

R: O ano de 2020 foi bastante atípico, o mundo sofreu e, ainda sofre, de uma pandemia que abalou tudo e todos. A AEB não foi exceção. Estavam programadas, para este último ano, inúmeras iniciativas, sendo que a maioria delas ficaram por se realizar. Felizmente a AEB conseguiu, de uma forma exemplar, adaptar-se à nova realidade, e criou sinergias de apoio aos seus associados, mantendo-se, sempre, do seu lado. Tudo foi realizado de maneira diferente, as reuniões e ações de formação passaram a realizar-se através de meios online, para se evitar o contacto físico, as atividades só foram possíveis de se realizar utilizando os meios digitais e as redes sociais. Tudo mudou! A realidade empresarial não foi exceção.

Sem dúvida que o sucesso dos nossos empresários passa, agora, por uma mudança a vários níveis, essencialmente a forma de estar no mercado, pois os métodos tradicionais dão agora lugar ao mundo digital, onde vai vencer quem tiver a capacidade de se adaptar.  

Apesar de todos os entraves a AEB conseguiu desenvolver os dois Projetos de Formação-Ação (Confederação do Turismo Português e Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), angariando novas empresas e, nunca a consultoria fez tanto sentido existir. Os consultores criaram fortes relações com os empresários afetos aos projetos referenciados, o que se traduziu num apoio constante e já habitual. Encerramos o Projeto de Formação Modular, concretizando quase em cem por cento todo o volume de formação previsto. Realizamos nova candidatura às Formações Modulares, sendo a mesma aprovada. Este projeto será executado nos próximos dois anos.

Sede da AEB

Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Baião deu-se início ao Programa CLDS4G – Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação. Neste sentido, a AEB contratou um colaborador para ficar afeto a este eixo. Em parceria com o CETS – Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e com a AEP – Associação Empresarial de Portugal promovemos junto dos nossos associados e da rede de contactos da AEB o Programa Emprego Mais Digital. Também, juntamente da Associação Empresarial de Penafiel estamos a promover no concelho, junto da população desempregada, os Cursos EFA e também a Formação Pedagógica Inicial de Formadores be-learning (CCP). 

Apesar de todas as adversidades, a AEB tentou, sempre, levar a cabo várias iniciativas, estando ao lado dos seus associados e promovendo, de uma forma regular, o comércio tradicional e o lema “Compre em Baião”.

Do plano de atividades, que dinâmicas se têm destacado?

R: A AEB teve de se adaptar a uma nova realidade e, não conseguindo concretizar todas as atividades que gostaria e que normalmente tem vindo a organizar, foi sempre acompanhando o trabalho dos seus associados, colocando-se perto, ouvindo as suas maiores dificuldades e apoiando, dentro do que são as suas possibilidades, a vários níveis. 

Podemos dizer que a AEB vai publicitando informações dos associados; realizamos uma edição da Feira de Stock Off, no formato online; confortamos os nossos associados com mensagens de apoio e de sensibilização; informamos os associados dos vários incentivos e orientações técnicas de apoio, no âmbito do COVID-19; comunicamos através da nossa newsletter semanal todas as medidas decretadas no âmbito do surto da COVID-19; apoiamos telefonicamente os associados que, durante o decreto de encerramento dos estabelecimentos necessitaram de apoio: Lay-Off, Segurança Social, Dinamização das Redes Sociais, etc.

Primeira edição do Stock-Off Online Baião

Criamos a Plataforma Compre em Baião para alojar todas as empresas e empresários associados, por área de atividade, que por decisão decretada estavam encerrados mas continuavam a servir os seus clientes, via online, take away, telefone ou outro. Uma Plataforma que está em constante atualização. Registamos também os nossos associados na Plataforma Negócios Abertos em Portugal, uma plataforma que reúne os negócios abertos em Portugal, durante a pandemia COVID-19.

Promovemos, para o setor da Restauração e Similares, sessões de esclarecimento; em parceria com o Município lançamos mensagens de apelo à compra no comércio e serviços de Baião; apoiamos os associados na obtenção do Selo Clean & Safe; apresentamos a aplicação RGPD365 e Quality365 e recebemos os nossos associados na AEB com a maior segurança. Demos apoio, aos mais diversos níveis, através do Balcão do Empreendedor; proporcionamos mensalmente Apoio Jurídico aos nossos associados; publicitamos os vários programas  de apoio às empresas; realizamos a ação Compre em Baião, em moldes um pouco diferentes, mas que envolveu cerca de cinquenta participantes.

Compre em Baião 2020

Promovemos o Black Friday, uma nova iniciativa de apoio ao nosso comércio; divulgamos pelos associados o DRIVE THRU – TESTE COVID-19 da Santa Casa da Misericórdia de Baião; elaboramos mais de vinte Candidaturas às Empresas Associadas, aos Programas promovidos pelo IEFP (estágios, entre outras medidas); promovemos os Concursos de Montras; lançamos campanhas de sensibilização, apelando ao Compre em Baião; criamos a linha de apoio Info Covid; em parceria com a Empresa Crius Consulting e Selectibalanço informamos e elaboramos candidaturas aos nossos associados sobre as várias medidas de apoio (Candidaturas ao Projeto Adaptar e Candidaturas ao Apoiar.PT).

Divulgamos dicas importantes aos nossos associados através das redes sociais; realizamos campanhas para angariação de novos associados; estabelecemos parceria com uma Empresa de Mediação de Crédito, Decisões e Soluções, com a Fruitart, a Ergovisão e a Opticalia; reformulamos parcerias com a Repsol e com a Medimarco e promovemos, através das redes sociais, as empresas associadas PME Excelência e Líder 2020.

Shark Tank Júnior

Junto do CENFIM de Amarante, e no âmbito, ainda, do Projeto Economia Ativa no Douro Verde, realizamos o Shark Tank Júnior, sendo que logo depois promovemos este Centro de Formação junto dos alunos do Agrupamento de Escolas do Sudeste Baião. Por último, e não menos importante, apoiamos a restauração, em parceria com a CMB, em épocas festivas, encarregando-nos de fazer as entregas das refeições até casa do cliente, envolvendo os taxistas do concelho que foram os responsáveis por essas mesmas entregas.

A AEB irá continuar a manter boas relações de parceria com instituições locais e regionais e aceitar todas as oportunidades de cooperação que surgirem, aumentado, assim, a sua rede de parceiros. Sabemos que o sucesso da AEB passará, também, pela capacidade de trabalhar, cada vez mais, em rede, permitindo aos seus associados chegar de forma mais fácil à solução. Iremos futuramente aproveitar todas as oportunidades, contudo, o sucesso dependerá do envolvimento e empenho de cada um.

Quais as ações previstas para 2021 e projetos em curso?

R: Devido a toda a situação pandémica, é num contexto de incertezas que a Direção da AEB planeou as suas ações para 2021. 

A associação em 2021 irá continuar a executar os seus dois projetos de Formação-Ação, com o Turismo de Portugal (CTP) e com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), irá iniciar um novo projeto de Formação Modular, com vista a formar os empresários e seus colaboradores, à medida das suas necessidades.

A formação será, mais uma vez, a grande aposta da AEB, pois consideramos que seja a base para o sucesso dos empresários. 

Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Baião, iremos trabalhar o Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação do Contrato Local de Desenvolvimento Social CLDS 4G “Rede +”.

Para além destes projetos, a AEB, em 2021, irá continuar a organizar atividades em torno da promoção e dinamização das suas empresas e empresários, de salientar, as Feiras de Stock Off em modo online; o Compre em Baião, uma iniciativa de muito valor e com grande afluência por parte dos associados; o Black Friday, uma nova iniciativa de promoção das nossas lojas comerciais; a linha Info Covid, também uma atividade recente da AEB para apoiar os nossos associados; as sessões de Networking entre os Empresários de Baião, uma atividade diferente, que juntará os nossos empresários e possibilitará a troca de experiências, saberes e contactos; a divulgação do tecido empresarial de Baião junto das escolas; os Concursos de Montras; e ainda, dentro do possível de se fazer, a animação de natal nas vilas, sendo pretensão desta associação, a instalação de uma pista de gelo durante o mês de dezembro; a gravação dos spots publicitários com mensagem de natal, como vem sendo hábito e a iluminação da Árvore de Natal.

Concurso de Montras 2020 – Janelas de Natal

Pretendemos realizar visitas aos associados, pois a Direção considera importante poder acompanhar mais de perto os problemas e desafios dos associados e estes conhecerem o trabalho desenvolvido pela AEB, de forma mais clara e concisa. As ações de sensibilização, as candidaturas elaboradas pela AEB às empresas, aos diversos programas promovidos pelo Estado, para a criação de emprego, entre muitas outras atividades, fazem parte das ações da AEB neste ano.

Importa salientar que o plano de comunicação que a AEB iniciou, quer ao nível das redes sociais, quer ao nível do envio, semanal, de uma newsletter, contribuiu para uma maior promoção e divulgação das atividades desenvolvidas, com isto, pretende-se mostrar, quer aos associados, aos empresários e a todo o público em geral, o trabalho desenvolvido, as apostas e parcerias efetuadas, resultando num aumento do número de associados que veem com bons olhos a dinâmica desta associação.

Que dificuldades/desafios são mais sentidos pela associação?

R: A sustentabilidade económica da associação é uma preocupação constante; a inovação na execução de projetos a fim de evitar a sobreposição de atividades com outras entidades.

FAZEM PARTE DO CONSELHO EMPRESARIAL DO TÂMEGA E SOUSA AS SEGUINTES ASSOCIAÇÕES: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE AMARANTE, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE BAIÃO, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE CINFÃES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FAFE, CABECEIRAS DE BASTO E CELORICO DE BASTO, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FELGUEIRAS, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO MARCO DE CANAVESES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PAÇOS DE FERREIRA, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PENAFIEL, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VILA MEÃ E A ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DE LOUSADA.