“Temos apoiado as empresas, no sentido da valorização dos seus dirigentes e colaboradores, através de projetos de formação”

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva (ACICP), criada em 1993, tem como missão “apoiar, representar e defender os legítimos interesses dos setores comercial, industrial e de serviços da região, promover a qualidade e a eficiência das empresas associadas e promover a aquisição de conhecimentos dos seus colaboradores, proporcionando assim um melhor desempenho profissional, que leve ao desenvolvimento das atividades económicas”.

Entre os serviços prestados, Manuel Alves, Presidente da Direção desta associação, destaca as ações de apoio aos empresários no âmbito da formação, de candidaturas aos fundos de investimento e da internacionalização das empresas.

Que análise faz do panorama empresarial do território que a associação abrange?

R: Castelo de Paiva, como todos os concelhos do interior, sofre os problemas inerentes a essa interioridade.

Deficientes vias de acesso e a falta de novos pólos industriais são os principais problemas que os investidores encontram, para a sua fixação.

Apesar de nos últimos anos ter existido alguma evolução, as micro e pequenas empresas representam, ainda hoje, quase 90% da atividade económica deste concelho.

De que forma é que a associação tem ajudado as empresas, suas associadas?

R: No âmbito da Formação, a ACI, através dos projetos que tem submetido, tem apoiado as empresas, no sentido da valorização dos seus dirigentes e colaboradores, dotando-os das ferramentas que lhes permitam uma maior competitividade.

Através de parcerias, e tendo em conta os Avisos do FSE, a ACI tem apoiado as empresas nas candidaturas aos fundos de investimento e apoiado, também, nos projetos de Internacionalização.

Do plano de atividades, que dinâmicas se têm destacado?

R: Para além da informação e das formações disponibilizadas, as ações de promoção do Comércio Local, em parceria com a Câmara Municipal, têm sido uma constante.

Parceria com o Município de Castelo de Paiva

A Coorganização da Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva, que é, sem dúvida, a grande montra de Castelo de Paiva, é uma das atividades de relevo desta associação.

Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva – Foto: joaopaulo

Quais as ações previstas para 2021 e projetos em curso?

R: A exemplo do ano passado, devido às restrições provocadas pelo covid-19, a organização de grandes eventos não será possível, pelo que as ações de promoção serão direcionadas através dos canais digitais da associação.

Está também prevista a organização de um Stock Off, no sentido do escoamento, por parte dos comerciantes, dos artigos fora de catálogo, bem como a organização das atividades natalícias, promovendo as compras no comércio local.

Estão em execução projetos de Formação/Ação e Formações Modulares.

Em parceria com várias associações do Tâmega e Sousa foi elaborada uma candidatura de internacionalização das empresas, orientada para o mercado lusófono, no sentido da procura de novos mercados e parcerias para as empresas de Castelo de Paiva.

Que dificuldades/desafios são mais sentidos pela associação?

R: Uma das grandes dificuldades sentidas deriva da constituição do tecido empresarial do concelho que, como já foi referido, é maioritariamente constituído por micro e pequenas empresas, muitas delas de característica familiar, dispersas pelo território, o que, aliado à pouca apetência pelo associativismo, nos cria entraves de penetração e organização de ações.

Um dos grandes desafios passa pela criação e planeamento de uma estratégia conjunta, com as associações representativas do território do Tâmega e Sousa, no âmbito do CETS, para melhor podermos aproveitar os recursos anunciados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

FAZEM PARTE DO CONSELHO EMPRESARIAL DO TÂMEGA E SOUSA AS SEGUINTES ASSOCIAÇÕES: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE AMARANTE, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE BAIÃO, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE CINFÃES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FAFE, CABECEIRAS DE BASTO E CELORICO DE BASTO, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE FELGUEIRAS, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO MARCO DE CANAVESES, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PAÇOS DE FERREIRA, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PENAFIEL, ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VILA MEÃ E A ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DE LOUSADA.