CETS, Rota do Românico e Escola de Hotelaria e Turismo do Porto preparam ações de apoio ao Turismo

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), a Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico, e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto firmaram uma parceria, formalizada a 24 de fevereiro, com vista ao apoio do setor do turismo.

Uma das primeiras ações será a dinamização de formações que contribuam para a qualificação dos profissionais do turismo e, consequentemente, para maiores índices de qualidade deste setor no Tâmega e Sousa.

Numa primeira fase, as ações de capacitação, que vão decorrer no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, abrangem duas áreas temáticas de intervenção — Inglês Técnico e Espanhol Técnico —, estando prevista a realização de duas ações em regime laboral e duas em regime pós-laboral, com formadores identificados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

A cooperação mútua entre estas três entidades nasce “da perceção da necessidade de uma contribuição decisiva para uma melhoria da capacitação e competitividade empresarial e para o desenvolvimento socioeconómico da região Norte, em particular do Tâmega e Sousa”. Para o Conselho Empresarial, é muito importante “a criação de respostas efetivas às lacunas que se vão identificando no território, como acontece com a qualificação de recursos humanos. Acreditamos que as ações previstas vão ter um contributo efetivo e eficaz”, salienta Emídio Monteiro, presidente do CETS.

O presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa / Rota do Românico, Nuno Fonseca, destaca a importância da formação “para a atualização de conhecimentos já adquiridos por outras vias, incluindo a experiência profissional”. Com uma forte componente técnica, esta formação “concorrerá para a otimização do acolhimento de visitantes no território da Rota do Românico, na senda do vasto trabalho de qualificação dos agentes turísticos desenvolvido por este projeto nos últimos anos”.

A parceria entre as três instituições enquadra-se também no espírito de missão da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e no seu propósito de “disponibilizar ao sector os profissionais com o maior valor acrescentado, alcançando tal objetivo através da seleção e indicação dos formadores mais bem preparados e adequados aos objetivos do projeto formativo em causa”.

As ações de capacitação inserem-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.