CETS inicia em Celorico de Basto o apelo a uma “colaboração forte” entre entidades

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) iniciou o novo ano com um périplo de visitas pelos municípios da região, assente na política de aproximação das instituições no sentido de auscultar, aferir e mapear necessidades comuns do território. 

A primeira visita decorreu a 19 de janeiro, em Celorico de Basto, com um encontro entre representantes do CETS, da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, o qual permitiu analisar e discutir políticas estratégicas para o território, bem como o papel e contributo das Associações Empresariais junto do tecido empresarial.

Da partilha de opiniões e preocupações, saiu reforçada a vontade de continuar a desenvolver um trabalho de parceria, coeso e articulado, com vista a alcançar os melhores resultados para quem vive e trabalha no Tâmega e Sousa.

Para José Moniz Barros, presidente do CETS, uma colaboração forte e firme entre as entidades é a base para a eficácia.

“Nesta missão da defesa dos interesses da região é evidente que só a colaboração entre todos os agentes territoriais promove o desenvolvimento. Se houver uma clara coordenação entre todas as partes, estratégias conjuntas concertadas e continuadas, a região no seu todo sairá reforçada. Com melhores estratégias haverá melhores resultados, que não se aplicam apenas ao CETS e às associações empresariais mas também aos territórios e às pessoas. É vital estar no terreno, analisar as preocupações das associações empresariais como órgão de maior proximidade aos empresários a nível local, ouvir parceiros e cooperar, de forma a ajustar e delinear projetos”, reiterou.

Também Casimiro Magalhães Costa, vice-presidente da direção da associação local, sublinhou a importância da colaboração. 

“O Município de Celorico de Basto tem dado sempre apoio à associação empresarial e, certamente, dá também ao CETS. Temos de fazer um trabalho de fundo, para que todos sintam qual é o seu papel, quais os apoios necessários, e esperamos que existam novos projetos de apoio aos empresários de cada concelho através do CETS e da CIM do Tâmega e Sousa. Municípios, associações, conselho empresarial e comunidades intermunicipais não devem remar uns para cada lado porque não é esse o caminho. Estas reuniões são também importantes para mostrarmos quem somos, o que fazemos e demonstrar o interesse que todos nós temos em ajudar os empresários”, defendeu.

“Se fizermos bem este trabalho de parceria, em 2030 este território será mais desenvolvido”

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, considerou a reunião “enriquecedora”. Reconheceu que “a ambição do CETS é comum às ambições dos municípios”, traçou a sua visão do território e das oportunidades que se aproximam.

“Vivemos tempos difíceis, mas desafiantes e com oportunidades. Este território é considerado problemático, porque é muito diferenciado na sua composição ao nível dos municípios e nos seus processos de desenvolvimento, mas na realidade tem um grande potencial para se desenvolver e há um quadro de oportunidade, ditado não só pela aplicação do PRR mas também do próximo quadro comunitário de apoio. Esta oportunidade exige uma concertação de esforços e de meios e não há melhor do que o fazermos entre os municípios e as forças empresariais. Estou convencido que, se fizermos bem este trabalho, em 2030 este território será mais desenvolvido, mais coeso e, seguramente, teremos mais empresas, menos desemprego e salários mais atrativos para quem aqui quer residir”, sublinhou.

Depois de Celorico de Basto, a próxima visita terá como destino o Município de Lousada.