POLÓNIA: TÂMEGA E SOUSA PREPARA NOVA AÇÃO DE BENCHMARKING

Depois de ter organizado uma visita de benchmarking à região de Marcas, em Itália, o Tâmega e Sousa prepara-se para realizar nova ação desta tipologia de 06 a 08 de agosto, tendo como destino as cidades de Cracóvia e Varsóvia, na Polónia.

Sendo a temática desta ação a transformação agroalimentar em pequena escala, uma comitiva composta por empresários e produtores da região ligados ao setor irá deslocar-se a este país do leste da Europa, considerado exemplar para o objetivo definido. Trata-se de um encontro territorial destinado a promover a partilha de conhecimentos e de boas práticas de internacionalização entre empresários, esperando-se que possa vir a contribuir para que a produção agroalimentar local ganhe notoriedade nos mercados externos.

Paralelamente, estão agendadas reuniões institucionais, nomeadamente com a Agência de Desenvolvimento Regional de Cracóvia, pelo que a comitiva será enquadrada por alguns autarcas da sub-região do Tâmega e Sousa.

Esta iniciativa é promovida pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, no âmbito do projeto Tâmega e Sousa Internacionaliza, o qual também conta com a participação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Recorde-se que esta é já a 12.ª ação de marketing territorial promovida pelo Consórcio. A Região encontra-se a participar até 29 de julho no Festival Arcu Atlánticu, tendo marcado presença nas edições anteriores (2016 e 2017). No seu histórico de representações é de mencionar a Fête des Vendanges de Montmartre (Paris) e o Marché Portugais à Cenon (Bordéus), em França; a FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias e o Fórum Gastronómico de Girona, em Espanha.

Quanto a organizações de certames, o Território conta com uma Mostra Promocional no Consulado Geral de Portugal em Paris e na Embaixada de Londres no Reino Unido; e também com a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.